HISTÓRIA E SOCIEDADE

Bilhete mais antigo escrito em latim por uma mulher é traduzido; saiba o que diz

Recado foi escrito por uma mulher romana chamada Claudia Severa entre 93 d.C. e 103 d.C.

O British Museum, em Londres, traduziu um bilhete em latim do século I d.C. O texto, porém, não é um mero bilhete. O recado é o primeiro registro de um texto escrito em latim por uma mulher que se tem notícia.

O bilhete foi recuperado de Vindolanda, um dos sítios arqueológicos romanos mais importantes da Inglaterra, localizado próximo à Muralha de Adriano. O local tinha importância estratégica no primeiro século romano d.C.

Ali, foram encontradas mais de 1.700 placas de madeira com recados de diversas regiões do Império Romano. O responsável pela descoberta foi William Camdem, em 1586.

O registro em questão foi escrito por uma mulher romana chamada Claudia Severa entre 93 d.C. e 103 d.C. No recado, ela convida sua amiga, Sulpicia Lepidina, para sua festa de aniversário.

No tablete, lê-se:

"A Sulpicia Lepidina, esposa de Cerialis, de Claudia Severa:

Claudia Severa à sua Lepidina, saudações.

Em 11 de setembro, irmã, pelo dia de celebrar o meu aniversário, concedo a você um convite caloroso para assegurar que você venha até nós, para tornar a data mais agradável para mim com a sua chegada, se você estiver presente.

Dê minhas saudações a [seu marido, Flavius] Cerialis. Meu [marido, Aelius] Brocchus e meu filhinho enviam a ele suas saudações".

No tablete, consta ainda um segundo escrito, menos formal e mais raro: "Eu espero você, irmã. Até logo, irmã, minha alma mais querida, que espero prosperar e que saúdo".

A mensagem indica que Claudia Severa tinha um nível de instrução elevado, equivalente à classe de um oficial romano na época.

Mais Lidas