Austrália

O que eram as bolas misteriosas encontradas em praias na Austrália

De acordo com um dos pesquisadores envolvido na análise das esferas, elas tinham "um cheiro absolutamente repugnante"

Esferas pretas de composição orgânica foram encontradas em diferentes praias de Sydney, na Austrália, em outubro. Inicialmente, as autoridades acreditavam se tratar de resquícios de petróleo, mas a verdadeira composição das bolas foi revelada por cientistas recentemente.

Os globos eram formados por uma mistura de diversas substâncias, entre elas óleo de cozinha, fezes humanas, cabelo, restos de comida, matéria animal e metanfetaminas. A descoberta foi feita pelo Departamento de Mudanças Climáticas, Meio Ambiente, Energia e Água e por pesquisadores da Universidade de Nova Gales do Sul.

"As esferas pegajosas continham centenas de componentes diferentes, incluindo moléculas derivadas de óleo de cozinha e resíduos de sabão, substâncias químicas perfluoroalquiladas (PFAS), compostos esteroides, medicamentos anti-hipertensivos, pesticidas e medicamentos veterinários", informaram cientistas em artigo para a imprensa australiana.

Segundo os especialistas, bolas de sabão e óleo aglutinaram diferentes dejetos presentes na água do mar, inclusive maconha. A origem exata das esferas não foi determinada, mas a suspeita é de que os resíduos tenham vindo de uma estação de tratamento de água.

O pesquisador Jon Beves disse à imprensa local que os globos têm "um cheiro absolutamente repugnante". "É pior do que qualquer coisa que já cheirei", declarou.

Em 17 de outubro, autoridades solicitaram que os moradores de Sydnei não frequentassem as praias da cidade, em decorrência do surgimento das esferas misteriosas.

Mais Lidas