EUROPA CLIPPER

Como ocorreu o lançamento da sonda espacial que busca vida em lua de Júpiter

Lançada nesta segunda-feira (14/10) pela Nasa, a Europa Clipper deve chegar a Júpiter em 2030. Relatórios mostram que ela se encontra em boas condições e opera como esperado

Nesta segunda-feira (14/10), a Nasa lançou a Europa Clipper, uma nave espacial que deve aterrissar em Júpiter em 2030, com o objetivo de analisar a possibilidade de vida extraterrestre em uma das luas que orbita o planeta, a Europa.  

A sonda foi lançada dentro do Falcon Heavy, foguete fabricado pela empresa SpaceX, considerado o mais poderoso em operação no mundo.  

Segundo nota da Nasa, publicada também nesta segunda-feira, cerca de cinco minutos depois do lançamento, o segundo estágio do Falcon Heavy foi acionado e o cone do “nariz” do foguete se abriu e revelou a Europa Clipper.  

Depois de uma hora, a nave se separou completamente do foguete e os controladores de chão receberam um sinal. A comunicação da sonda com uma instalação da Deep Space Network da Nasa em Canberra, na Austrália, foi estabelecida com sucesso às 15h13 (horário de Brasília). 

Relatórios de telemetria mostraram que a Europa Clipper se encontra em boas condições e opera como esperado. De acordo com a nota, os times da missão celebraram o sucesso. 

“Enquanto a Europa Clipper embarca na jornada, vou pensar nas inúmeras horas de dedicação, inovação e trabalho em equipe que tornaram esse momento possível”, diz Jordan Evans, gerente de projeto do Laboratório de Propulsão de Foguetes da NASA (JPL, na sigla em inglês). “Este lançamento não é apenas o próximo capítulo na nossa exploração do sistema solar, é um salto para descobrir os mistérios de outro mundo oceânico, impulsionado pela nossa curiosidade compartilhada e pela busca contínua de respostas à pergunta: ‘estamos sozinhos?’.” 

Mais Lidas