Transtorno alimentar

A estimulação transcraniana por corrente contínua (ETCC) realizada em casa também foi bem-sucedida em um estudo do Instituto de Psiquiatria, Psicologia e Neurociência (IoPPN) do King´s College London, na Inglaterra, para transtorno da compulsão alimentar periódica. O chamado TCAP é uma doença mental séria que pode afetar qualquer pessoa, independentemente de idade e sexo. Os pacientes têm episódios recorrentes de perda de controle sobre a ingestão de alimentos, consumindo muita comida em um curto período até ficarem desconfortavelmente saciados. Geralmente, o transtorno é acompanhado por crises de ansiedade e humor. 

No estudo, publicado na revista BJPsychOpen, os pesquisadores do IoPPN desenvolveram um tratamento que combina a ETCC com um programa de treinamento que tem como alvo padrões de atenção em torno da comida. O resultado foi significativo: os episódios de compulsão alimentar foram reduzidos em cerca de 20 vezes por mês no início para seis vezes no mesmo prazo, um mês e meio depois. 

Terapia

No total, 82 voluntários participaram do estudo. Eles foram divididos em quatro grupos: 10 sessões de ETCC autoadministradas em casa, mais terapia de modificação do viés da atenção (MVA); 10 sessões simuladas (sem corrente elétrica) com MVA; 10 sessões de MVA apenas; nenhum tratamento. 

As mudanças de comportamento foram mais acentuadas no primeiro grupo, comparado aos demais. Esses participantes também relataram perda de peso entre 3,5kg a 4kg depois de seis semanas. Outro ganho foi a redução do transtorno de humor, só observada nos pacientes que usaram ETCC mais MVA. 

"Os tratamentos atuais para transtorno da compulsão alimentar periódica são eficazes apenas para algumas pessoas e muitas precisam de suporte adicional ou diferente para melhorar", disse, em nota, Michaela Flynn, pesquisadora do IoPPN e primeira autora da pesquisa. "Nosso estudo é o primeiro a analisar uma nova opção de tratamento domiciliar que oferece uma abordagem diferente para tratar o transtorno da compulsão alimentar periódica." (PO)

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 23/10/2024 06:00
x