ANTÁRTIDA

Mistério da "porta" encontrada na Antártida é explicado por cientistas

"Objeto" viralizou nas redes sociais, mas agora ganhou uma explicação menos assustadoras por cientistas

Para explicar o mistério, internautas intrigados passaram a criar teorias. Algumas pessoas disseram se tratar da porta de um avião que teria explodido ou um cofre global de sementes -  (crédito: Reprodução/Google Maps)
Para explicar o mistério, internautas intrigados passaram a criar teorias. Algumas pessoas disseram se tratar da porta de um avião que teria explodido ou um cofre global de sementes - (crédito: Reprodução/Google Maps)

Um usuário do Reddit encontrou uma "porta misteriosa" na Antártida, através do Google Maps. O objeto está localizado a sudeste da Estação Showa — administrada pelo Japão —, podendo ser encontrada através da coordenada 69°00'50"S 39°36'22"E.

Massive door in Antarctica? 3/20/24
byu/realg00n inconspiracy

Para explicar o mistério, internautas intrigados passaram a criar teorias. Algumas pessoas disseram se tratar da porta de um avião que teria explodido ou um cofre global de sementes, parecido ao de Svalbard, na Noruega.

Cientistas, contudo, explicam que a estrutura pode se tratar de um iceberg preso, que agora está derretendo. Bethan Davies, professora de glaciologia na Universidade de Newcastle, disse ao Daily Mail: "Este é um iceberg que ficou encalhado e agora está preso e derretendo. Você pode ver muitos outros icebergs na área."

"Isso é simplesmente um fluxo de gelo ao redor de um obstáculo subglacial sólido, influenciado também pelo derretimento e recongelamento do gelo e por ventos catabáticos", complementou o professor Martin Siegert, codiretor do Instituto Grantham. "O gelo é bem fino aqui, como evidenciado por outros afloramentos rochosos próximos, então a influência do leito no fluxo de gelo será forte."

*Estagiário sob a supervisão de Ronayre Nunes

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 16/10/2024 21:21
x