Um estudo realizado pela Associação Brasileira de Empresas de Produtos Nutricionais (Abenutri) divulgado na última quinta-feira (10/10), reprovou 18 marcas de creatina do mercado. A análise foi feita a partir de 88 produtos e dentre estes, 10 não continham nenhuma grama da substância.
O estudo é feito por meio de uma comparação das informações do rótulo dos produtos com o conteúdo que de fato vem dentro da embalagem. Em comparação com o ano de 2023, o novo laudo aponta que 21% das marcas que haviam sido reprovadas conquistaram a aprovação pela Abenutri. As informações são da Agência Brasil.
A legislação permite que ocorra uma variação de até 20% entre a indicação da quantidade e a real presença de creatina que é fornecida. A porcentagem da presença (ou não) de creatina é subdividida em 5 categorias. As creatinas aprovadas podem estar nas faixas de 0% a 5%; 5,1% a 10%; 10,1% a 20%. Já as reprovadas estão em -100% e de -21% a 99%.
Quatro empresas que tiveram produtos analisados entraram com medidas jurídicas para a não divulgação de resultados, são elas: SUPLEY, BRG, Rainha Laboratórios e Dux Nutrition. Em nota, a Supley informou que buscou a medida judicial porque a Abenutri tem uma postura controversa diante do mercado e histórico de avaliações que não seguem os padrões técnico-científicos estabelecidos pelos órgãos competentes. (Confira nota na íntegra ao final da matéria)
Confira abaixo a lista de marcas que foram reprovadas:
- AGE - Creatine Monohidratada
- Cellucor - Creatin
- Dymatrix Nutrition - Creatina Monohidrate
- Generic Labs - Creatina Monohidratada
- Impure Nutrition - Creatina
- Intlab - Power Creatina
- Iron Tech Sports Nutrition - Creatina Monohidratada
- Muscle Pharm - Creatine
- NFT Nutrition - Creatina 100% Pura
- Tribe Nutrition - Creatina Monohidratada
- Dark Dragon - Crea Delite
- Demons Lab - Creature
- Evolution Nut. - Creawell
- Melius Nutrition - Creatina 100%
- Muscle Full - Creatina
- Prosize - Creatine
- Sci Nutrition - Creatina Pura
- Wise Health - Creatina Monohydrate
Nota do Grupo Supley
O Grupo Supley esclarece que optou pela medida judicial contra as divulgações organizadas pela Associação Brasileira das Empresas de Produtos Nutricionais (Abenutri) visto que a referida associação tem uma postura controversa diante do mercado e um histórico de avaliações que não seguem os padrões técnico-científicos estabelecidos pelos órgãos competentes.
A Anvisa e o próprio Grupo Supley realizam análises rotineiras de todos os produtos e marcas fabricados pela empresa, sem qualquer registro de inconformidade. A companhia – que está associada à Brasnutri, entidade que reúne mais de 40 empresas - adota as melhores práticas para garantir o padrão de qualidade, alguns deles inclusive com selo Creapure, e reforça seu compromisso com o direito do consumidor e a legislação vigente, trazendo total transparência em seus rótulos.
*Estagiária sob supervisão Jaqueline Fonseca
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br