A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) duas mortes por butolismo no estado. Cinco casos foram confirmados em 2024 e um segue em investigação. Um dos pacientes recebeu alta, enquanto três continuam internados no Instituto Couto Maia, em Salvador.
- Leia também: Cientistas descobrem como câncer se espalha no corpo
De acordo com uma investigação epidemiológica, quatro dos internados teriam ingerido uma mortadela de frango no dia anterior ao aparecimento dos sintomas. A Sesab investiga se o alimento estaria contaminado.
Botulismo é uma doença grave, rara e não contagiosa, resultado de uma toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum (C botulinum) que, se não tratada adequadamente, pode resultar em morte. O contato pode acontecer por meio de ferimentos ou pela ingestão de alimentos contaminados.
Os sintomas variam com o tipo de infecção, mas, de acordo com o Ministério da Saúde, os mais comuns são:
- dores de cabeça;
- vertigem;
- tontura;
- sonolência;
- visão turva;
- visão dupla;
- diarreia;
- náuseas;
- vômitos;
- dificuldade para respirar;
- paralisia descendente da musculatura respiratória, braços e pernas;
- comprometimento de nervos cranianos;
- prisão de ventre;
- infecções respiratórias.
Ainda de acordo com informações divulgadas pelo Ministério da Saúde, os alimentos que tem maior risco de contaminação são as conservas vegetais, produtos cárneos cozidos — conhecidos por "carne de lata", podendo ser salsicha, presunto ou carne frita conservada em gordura —, pescados — defumados, salgados e fermentados — , queijos, pasta de queijos e, raramente, alimentos enlatados.
*Estagiário sob a supervisão de Jaqueline Fonseca
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br