A primavera começa oficialmente, na maioria do território brasileiro, em 22 de setembro às 9h44, horário de Brasília. No entanto, a estação meteorológica de mesmo nome tem início já neste domingo (1º/9). Isso ocorre devido a dois diferentes conceitos: as estações astronômicas e meteorológicas.
As estações meteorológicas indicam os momentos do ano em que já se percebem mudanças na temperatura e no clima, mesmo que a transição entre as estações ainda não tenha ocorrido conforme o calendário.
Já as estações astronômicas — conhecidas desde a escola — são determinadas pela posição da Terra em relação ao Sol. Assim, os dias e horários de início dessas estações são estabelecidos com base nas datas dos solstícios (entre 21 de dezembro e 21 de junho) e dos equinócios (entre 20 de março e 22 de setembro).
Da diferença de dias
Os astrônomos esclarecem que a leve variação nos dias de início das estações está ligada a dois aspectos: o ano trópico, que se refere ao tempo que a Terra demora para sair de um dos pontos que marcam as estações e voltar ao mesmo ponto; e o fuso horário.
- Leia também: À espera da primavera
Por outro lado, no que diz respeito às estações meteorológicas, o começo é geralmente menos exato. Os meteorologistas organizam as estações com base nos padrões climáticos e também segundo o calendário.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br