O astronauta da Nasa Matthew Dominick registrou o fenômeno da aurora boreal vista da Estação Espacial Internacional. O vídeo publicado na segunda-feira (12/8) mostra a lua se pondo em raios de aurora vermelha e verde, seguidos pelo nascer do sol iluminando a nave espacial Soyuz.
Veja o vídeo:
"A aurora tem sido incrível nos últimos dias", compartilhou o astronauta Matthew. "A lua segue em direção ao horizonte para se pôr entre a aurora vermelha e verde... Eu estava em uma janela diferente e vi isso por outra janela. Fiz uma rápida desmontagem e configuração da câmera, suporte da câmera e cobertura. Me senti muito sortudo por conseguir essa foto", disse o especialista em outra publicação.
Segundo a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a aurora boreal ocorre por causa da interação de partículas solares com o campo magnético da Terra. "Diferentemente do que pensamos, o Sol não emite só luz, mas também vento, que está repleto de partículas energizadas, chamadas de plasma", explica a instituição.
"O plasma é atraído para os polos da Terra pelo campo magnético e interage com os gases da atmosfera terrestre. O que gera as luzes é essa interação com o oxigênio e o nitrogênio presentes na atmosfera", acrescenta.
Saiba Mais
-
Ciência e Saúde OMS declara mpox como nova emergência de saúde pública internacional
-
Ciência e Saúde Por que risco de voar varia de acordo com nacionalidade da companhia aérea, segundo estudo do MIT
-
Ciência e Saúde Tecnologia devolve fala à paciente de ELA; entenda
-
Ciência e Saúde Casos de mpox disparam em 160% na África e OMS decreta emergência global
-
Ciência e Saúde Origem de um dos monumentos mais misteriosos do mundo é desvendada
-
Ciência e Saúde 5 receitas fit de pudim fáceis de fazer