A madrugada desta quarta-feira (14/8) trará um evento extraordinário para os amantes da astronomia. Os planetas Marte e Júpiter estarão a apenas 0,3 graus de distância no céu. É uma passagem excepcionalmente próxima da perspectiva da Terra e, se você perdê-la, terá que esperar até 2033 para ver uma tão perto assim. O melhor horário para observá-los será por volta de 5h.
Segundo o Observatório Nacional, Júpiter e Marte poderão ser vistos a menos de um grau até sexta-feira, parecendo quase se tocarem no céu — uma impressão visual resultante de um raro alinhamento planetário. Embora Marte e Júpiter aproximem-se um do outro, no céu, a cada 825 dias, a próxima vez que eles estarão aparentemente tão próximos, será em dezembro de 2033.
Eventos astronômicos em que dois objetos se cruzam no céu a partir da nossa perspectiva são conhecidos como conjunções. Se todos os planetas se movessem em um plano perfeitamente plano, cada conjunção entre dois planetas faria com que o mais próximo bloqueasse o outro. No entanto, cada planeta tem uma órbita ligeiramente inclinada em relação aos demais e, consequentemente, os vemos passar um pouco ao norte e ao sul um do outro. O tamanho dessa lacuna varia a cada vez.
- Leia também: Nasa dispara laser contra sonda japonesa na Lua
No caso do fenômeno entre Marte e Júpiter, o Observatório Nacional dá uma dica para quem quiser observá-los quase lado a lado. Basta olhar para a porção leste do céu (lado onde o Sol nasce), entre 2h30 da madrugada até desaparecerem de vista ao amanhecer. É inconfundível, pois Júpiter será o astro mais brilhante nesta parte do céu e Marte será o astro vermelho mais próximo de Júpiter. O melhor horário para admirar a conjunção, será entre 4h45 e 5h15 da madrugada, quando ambos estarão mais alto no céu e a luz aurora ainda não interfere.
Saiba Mais
-
Ciência e Saúde 5 sopas nutritivas e saborosas para o almoço
-
Ciência e Saúde 3 receitas de chá de alecrim e seus benefícios para a saúde
-
Ciência e Saúde 4 dicas de looks para eventos diurnos
-
Ciência e Saúde Reservatório de água líquida encontrado nas profundezas de rochas de Marte
-
Ciência e Saúde O que é o 'luto do desmame' – e seu impacto profundo sobre as mães
-
Ciência e Saúde Marte pode ter água escondida em oceano subterrâneo e inacessível