ESPAÇO

Astronautas que passariam 8 dias no espaço ficam 'presos' e só voltam em 2025

Os profissionais foram escalados para uma missão entre 5 a 12 de junho, mas ainda não retornaram à Terra

Os astronautas Barry Willmore e Suni Williams podem voltar ao planeta Terra apenas em fevereiro de 2025, disseram funcionários da Nasa, nesta quarta-feira (7/8). Willmore e Williams deveriam ter retornado em 12 de junho, mas a cápsula da Boeing que os transportou teve problemas nos propulsores e há dúvidas se pode ser utilizada na viagem.

No último mês, Willmore disse que os profissionais estavam "completamente confiantes" de que os testes que realizavam ajudariam a encontrar as "respostas corretas" para que os dois possam retornar para a Terra.

A missão dos astronautas até a Estação Espacial Internacional a bordo da cápsula Starliner, da Boeing, teria duração de oito dias. Entretanto, faz mais de 60 dias que eles estão na estação, sem previsão de volta.

O retorno foi adiado três vezes por conta das condições da cápsula, que apresentou problemas nos propulsores e vazamentos de hélio. A Nasa cogita pedir à SpaceX que deixe dois assentos vazios em um próximo lançamento da cápsula Crew Dragon para que Willmore e Williams retornem.

Segundo Williams, os astronautas não teriam problema em usar a Starliner caso necessário. "Passamos por muitas simulações...[...] seríamos capazes de encontrar a melhor forma de voltar para casa".

Apesar de a cápsula ser da Boeing, a Nasa tem a decisão final sobre a volta dos profissionais. A agência levantou dúvidas sobre a segurança da cápsula Starliner e, se trazer os astronautas de volta em uma espaçonave da SpaceX, dará um golpe na Boeing, que compete com a empresa de Elon Musk há anos.

Mais Lidas