Utilizada há séculos em diferentes culturas, a erva-doce é conhecida por suas propriedades medicinais e sabor suave. Frequentemente empregada no preparo de chás, ela ajuda a relaxar o trato intestinal e eliminar o excesso de gases, aliviando desconfortos estomacais. Além disso, contém efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes, que contribuem para a saúde geral do sistema digestivo, especialmente quando combinado com outros ingredientes que turbinam o seu efeito.
Pensando nisso, a seguir, apresentamos 5 receitas de chás de erva-doce para você preparar em casa e cuidar da saúde. Confira!
Chá de erva-doce com canela
Ingredientes
- 1 colher de chá de erva-doce
- 1 colher de chá de canela em pó
- 500 ml de água
Modo de preparo
Em uma chaleira, coloque a água e leve ao fogo médio. Ferva por 5 minutos e desligue o fogo. Coloque a erva-doce e a canela, tampe e deixe em infusão por 3 minutos. Coe e sirva em seguida.
Chá de erva-doce gelado com hortelã e limão
Ingredientes
- 500 ml água quente
- Suco de 1 limão
- 1 xícara de chá de folhas de hortelã
- 1 xícara de chá de erva-doce
- Pedras de gelo a gosto
Modo de preparo
Em uma chaleira, coloque a água e leve ao fogo médio. Ferva por 5 minutos e desligue o fogo. Coloque as folhas de hortelã e a erva-doce, tampe e deixe em infusão por 10 minutos. Após, coe e adicione o suco de limão. Adicione as pedras de gelo e sirva em seguida.
Chá de erva-doce com hortelã e gengibre
Ingredientes
- 4 colheres de sopa de erva-doce
- 1 l de água
- 1 gengibre cortado em rodelas
- 1 xícara de chá de folhas de hortelã
Modo de preparo
Em uma chaleira, coloque a água e leve ao fogo. Ferva por 5 minutos e desligue o fogo. Coloque a erva-doce, a hortelã e o gengibre. Tampe e deixe em infusão por 10 minutos. Após, coe e sirva em seguida.
Chá de erva-doce com alho
Ingredientes
- 3 dentes de alho descascados e picados
- 250 ml de água
- 2 colheres de sopa de erva-doce
- Mel a gosto
Modo de preparo
Em uma chaleira, coloque a água e leve ao fogo médio. Ferva por 2 minutos e desligue o fogo. Coloque o alho e a erva-doce. Tampe e deixe em infusão por 10 minutos. Após, coe e adoce com mel. Sirva em seguida.
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br