Astronomia

Conheça o supertelescópio que vai procurar Terras pelo Universo

A missão vai procurar um planeta do tamanho da Terra em uma zona habitável de uma estrela como o Sol

O Plato promete inovar ainda mais os estudos espaciais -  (crédito: ESA/Divulgação)
O Plato promete inovar ainda mais os estudos espaciais - (crédito: ESA/Divulgação)

A Agência Espacial Europeia (ESA) está desenvolvendo um telescópio para buscar por outras Terras ao redor do Universo. Chamada de missão Plato, ela contará com um supertelescópio de 26 câmeras que captará dados dos planetas e também das estrelas.

Mais do que encontrar um planeta gêmeo da Terra, a missão procurará um esquema equivalente ao sistema Terra-Sol. "Um planeta do tamanho da Terra em uma zona habitável de uma estrela como o Sol", explica David Brown, da Universidade de Warwick (Reino Unido) ao portal IFL Science.

Assim, a missão terá duas etapas: buscar os planetas e as estrelas, para então encontrar uma combinação equivalente ao nosso planeta no Sistema Solar.

Como tarefa secundária, os cientistas vão realizar um censo de outros planetas terrestres e dos sistemas estelares como um todo. "Estamos realmente tentando compreender os sistemas planetários como entidades inteiras e não como um planeta por planeta”, afirma Brown.

Em 2021, o telescópio James Webb foi lançado e permitiu o avanço da astronomia como um todo, ao fornecer imagens em alta definição do espaço.

O Plato, por sua vez, promete inovar ainda mais os estudos espaciais. O supertelescópio é composto por 26 câmeras, duas delas rápidas, e as outras estão dispostas em grupos de seis com um leve desvio — o que garante ao equipamento uma grande profundidade de visão.

"Um dos grandes problemas com exoplanetas em trânsito é descobrir quais descobertas são reais e quais não são. Usar múltiplos telescópios garante que nos livremos de algumas impressões falsas que poderíamos ter", finaliza Brown.

O lançamento do Plato está previsto para dezembro de 2026, de acordo com a ESA.

postado em 18/07/2024 19:37 / atualizado em 18/07/2024 19:40