Pela primeira vez o hip hop invade o espaço sideral, em meio às nuvens venusianas com uma batida contagiante e inspiradora. A Agência Especial dos Estados Unidos (Nasa, na sigla em inglês) enviou, na sexta-feira (12/7), a música de The Rain (Supa Dupa Fly), da cantora Missy Elliott, para o planeta Vênus, a 254 milhões de quilômetros da Terra.
YOOO this is crazy! We just went #OutOfThisWorld with @NASA and sent the FIRST hip hop song into space through the Deep Space Network. My song “The Rain” has officially been transmitted all the way to Venus, the planet that symbolizes strength, beauty and empowerment. The sky is… pic.twitter.com/g6HofNQSt1
— Missy Elliott (@MissyElliott) July 15, 2024
A transmissão espacial partiu da Estação Espacial 13 da Deep Space Network (DSN), localizada no Complexo de Comunicações Espaciais Profundas de Goldstone, nos EUA. Coincidentemente, essa antena leva o apelido de Vênus. A mensagem viajou à velocidade da luz, levando apenas 14 minutos para cruzar a distância que separa os dois planetas. A DSN apresenta um conjunto de antenas de rádio gigantes que permitem que as missões rastreiem, enviem comandos e recebam dados de espaçonaves.
O envio da música a Vênus faz parte de uma série de testes que estão sendo feitos na DSN. Duas missões da Nasa estão programadas, nos próximos anos, para explorar o planeta e enviar dados de volta à Terra usando a DSN. A Davinci, que vai investigar a química e os gases do planeta, está prevista para ser lançada em 2029. Já a Veritas, para estudar a topografia venusiana, deve ser enviada em 2031.
"Ainda não consigo acreditar que vou sair deste mundo com a Nasa", afirmou Missy Elliott, em um comunicado. "Estou muito honrada por ter a oportunidade de compartilhar minha arte e minha mensagem com o universo!", completou a cantora, que já ganhou sete Grammys, seis Teen Choice Awards e 15 MTV Video Music Awards na carreira.
É a segunda vez que uma música é enviada ao espaço pela Nasa. Em 2008, os cientistas usaram uma música dos Beatles, o hino pacifista Across the Universe. "Tanto a exploração espacial quanto a arte de Missy Elliott têm como objetivo ultrapassar limites", disse Brittany Brown, diretora da Divisão Digital e de Tecnologia da Nasa. "Missy tem um histórico de infundir narrativas centradas no espaço e visuais futuristas em seus videoclipes, então a oportunidade de colaborar em algo fora deste mundo é realmente perfeita."
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br