string(16) "/ciencia-e-saude"
SUÍÇA

Pesquisadores conseguem mover objetos com ondas sonoras

Segundo a equipe de pesquisa, a técnica também pode ser promissora para análises biológicas ou aplicações de engenharia de tecidos

Nos experimentos do laboratório, a bola flutuava na superfície de um grande tanque de água e sua posição foi capturada por uma câmera suspensa -  (crédito: Divulgação/LWE EPFL)
Nos experimentos do laboratório, a bola flutuava na superfície de um grande tanque de água e sua posição foi capturada por uma câmera suspensa - (crédito: Divulgação/LWE EPFL)

Pesquisadores suíços conseguiram direcionar objetos flutuantes em torno de uma pista de obstáculos aquáticos usando apenas ondas sonoras. O feito é visto como uma grande promessa para aplicações biomédicas, como a administração não invasiva de medicamentos direcionados.

“Em nossos experimentos, em vez de prender objetos, nós os empurramos suavemente, como se estivéssemos guiando um disco com um taco de hóquei”, diz Romain Fleury, chefe do Laboratório de Engenharia de Ondas da Escola de Engenharia da Escola Politécnica Federal de Lausanne.

Nos experimentos do laboratório, a bola flutuava na superfície de um grande tanque de água e sua posição foi capturada por uma câmera suspensa. Ondas sonoras audíveis emitidas por um conjunto de alto-falantes em cada extremidade do tanque direcionaram a bola ao longo de um caminho pré-determinado.

"Alguns métodos de administração de medicamentos já utilizam ondas sonoras para liberar medicamentos encapsulados, portanto esta técnica é especialmente atraente para empurrar um medicamento diretamente para células tumorais, por exemplo", cita o pesquisador Fleury.

Segundo a equipe de pesquisa, a técnica também pode ser promissora para análises biológicas ou aplicações de engenharia de tecidos, pois a manipulação de células ao tocá-las causaria danos ou contaminação. Além disso, Fleury vê aplicações de impressão 3D para moldar o momento das ondas para organizar partículas microscópicas antes de solidificá-las em um objeto.

A pesquisa foi publicada na revista na Nature Physics e pode ser acessada na íntegra neste link.

postado em 26/06/2024 13:30 / atualizado em 26/06/2024 13:31