O ator Tony Ramos, 75 anos, passou por uma cirurgia de drenagem de hematoma subdural, que é um sangramento que ocorre dentro do crânio, abaixo do osso, entre o cérebro e a camada que o reveste, chamada duramáter. O ator foi internado na quinta-feira (16/5) e o estado de saúde dele é estável.
Segundo o neurocirurgião Bruno Burjaili, esse hematoma pode ser consequência de uma batida na cabeça. "Porém, vemos casos em que a pessoa nem se lembra de isso ter ocorrido. Nos hematomas subdurais crônicos, os sintomas são, geralmente, perda gradual de força de um lado do corpo, alterações da fala, confusão mental, sonolência e dor de cabeça progressivas", explica o especialista ao Correio.
- Tony Ramos: boletim revela estado de saúde do ator após cirurgia no crânio
- Peça de Tony Ramos tem sessões canceladas após internação do ator
- Tony Ramos já apresentava sintomas e se queixava nos bastidores de novela
O neurocirurgião aponta que esse tipo de sangramento é considerado raro, pois ocorre em cerca de 10 em cada 100 mil pessoas por ano, No entanto, o diagnóstico se torna mais comum com o avanço da idade.
"O tratamento, nos casos mais graves, é através de uma cirurgia que drena ou retira o hematoma para liberar espaço novamente ao cérebro. Porém, alguns hematomas podem ser pequenos e não causarem sintomas, situação na qual não precisam ser operados", ressalta o neurocirurgião.
Como está o estado de saúde de Tony Ramos?
De acordo com o boletim mais recente divulgado pelo Hospital Samaritano Botafogo nesta sexta-feira (17/5), Tony Ramos realizou uma nova tomografia de crânio nesta manhã. O exame mostrou significativa melhora. "Tony Ramos respira sem auxílio de aparelhos, está lúcido e seu estado de saúde é estável", disse o hospital.
Saiba Mais
-
Ciência e Saúde A pesquisadora que defende que temos 12 sentidos — e não apenas 5
-
Ciência e Saúde Cientistas dizem ter desvendado mistério sobre construção de pirâmides egípcias
-
Ciência e Saúde Por que você deve focar em ganhar músculos - e não em emagrecer - conforme fica mais velho
-
Ciência e Saúde 'Pacientes tomam 300 comprimidos por dia': por que Anvisa decidiu aumentar controle sobre o Zolpidem
-
Ciência e Saúde Fetiche em pagar a conta? A prática que gera polêmica entre as pessoas
-
Ciência e Saúde Como cuidar da saúde depois de enchentes devastadoras