A agência espacial norte-americana (Nasa) e a empresa SpaceX lançaram, nesta segunda-feira (4/3), o foguete Falcon 9 com três astronautas dos Estados Unidos e um cosmonauta russo. Eles decoloram da Flórida (EUA) rumo à Estação Espacial Internacional para uma missão de longa duração que vai durar seis meses.
Segundo a Nasa, a equipe vai conduzir novas pesquisas científicas para se preparar para a exploração além da órbita baixa da Terra. Os experimentos incluem o uso de células-tronco para criar modelos organoides para estudar doenças degenerativas, os efeitos da microgravidade e da radiação UV nas plantas em nível celular, além de testar se o uso de algemas de pressão nas pernas poderia prevenir mudanças de fluidos e reduzir problemas de saúde em astronautas.
Veja o lançamento:
“Quero agradecer pessoalmente à tripulação pelo seu trabalho e pelo sacrifício que fizeram do seu tempo para treinar e estar prontos para esta missão. A missão da Crew-8 irá promover a compreensão de como os humanos aprendem e se comportam no espaço e como os seus corpos respondem, e é tudo fundamental para a nossa exploração lunar. Precisamos que tudo isso se junte para entender como as pessoas, as tecnologias e os sistemas se comportarão quando partirmos em missões de longa duração", disse o administrador associado da Nasa, Jim Free.
- Nasa busca voluntários para participar de simulação de vida em Marte
- Nasa e SpaceX lançam sonda de empresa privada para a Lua
- Nasa consegue acessar mostra histórica do asteroide Bennu
Os tripulantes da missão são os astronautas da Nasa Matthew Dominick, que é o comandante, o piloto Michael Barratt, a especialista em missões Jeanette Epps e o cosmonauta russo Alexander Grebenkin.
"A Crew-8 permanecerá a bordo da Estação Espacial Internacional até meados de agosto, realizando mais de 200 experimentos em ciência e pesquisa, desenvolvimento de tecnologia e comercialização de órbita baixa da Terra", explicou Joel Montalbano, gerente de programa da Nasa.
Essa é a oitava missão espacial promovida pela empresa de tecnologia e exploração espacial SpaceX, fundada pelo bilionário Elon Musk, em parceria com a Nasa.
Saiba Mais
-
Ciência e Saúde Por que você pode ter nascido para correr
-
Ciência e Saúde Orca devora tubarão-branco em ataque 'surpreendente'
-
Ciência e Saúde Como as orquídeas inspiraram Darwin — e dão sinais de alerta sobre degradação ambiental
-
Ciência e Saúde Mais de 1 bilhão de pessoas vivem com obesidade no planeta
-
Ciência e Saúde Por que precisamos de anos bissextos?
-
Ciência e Saúde As doenças 'esquecidas' que deixam 28 milhões de brasileiros sob risco