A Neuralink, startup de implantes cerebrais de Elon Musk, divulgou um vídeo que mostra seu primeiro paciente humano, Nolan Arbaugh, jogando Mario Kart com o poder da mente.
O vídeo, publicado no perfil de Arbaugh na rede social X, mostra o homem tetraplégico sentado à frente da TV, ao lado de seu pai, enquanto disputa partidas do jogo, controlando o personagem à direita, sem as mãos e com a força da mente, segundo a startup.
- Neuralink mostra paciente jogando xadrez com implante cerebral
- Elon Musk anuncia primeiro implante de chip cerebral da Neuralink em ser humano
Não há detalhes sobre como o processo foi feito e nem como a Neuralink foi capaz de configurar o implante para controlar o jogo de Nintendo Switch. A cena só pode ser vista de dois ângulos fixos, nos minutos 18:07 e, depois, e, 20:35, aqui.
O material em vídeo, de aproximadamente 1h de duração, é uma apresentação da Neuralink com plateia no qual Bliss Chapman, líder de software da interface cerebral da startup e um dos responsáveis pelo implante, conversa com Arbaugh sobre sua experiência com o dispositivo.
A Neuralink também trouxe algumas estatísticas do uso do implante cerebral durante 12 sessões, com duração de oito horas por dia e cinco dias por semanas. Durante esse período, segundo a companhia, Arbaugh foi capaz de realizar aproximadamente 111 mil cliques do botão esquerdo do mouse e movimentar o cursor por 16,3 quilômetros.
O implante de Arbaugh é capaz de detectar os sinais cerebrais e convertê-los em comandos remotos baseados em Bluetooth que podem ser usados para fazer interface com um dispositivo eletrônico, de acordo com a empresa.
Arbaugh, um homem de 29 anos que ficou tetraplégico após sofrer um acidente em 2018 que o paralisou dos ombros para baixo, recentemente apareceu em vídeo jogando xadrez e dizendo ter jogado Civilization VI por horas seguidas, usando apenas o implante cerebral.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br