De acordo com os detalhes divulgados pelo Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra da Nasa (Agência Espacial Norte-Americana), um asteroide chamado de "Asteroide 2024 BM", deve passar pela Terra no próximo sábado (27/1). O asteroide foi descoberto no dia 17 de janeiro e estima-se que tenha 25 metros (82 pés) de diâmetro.
O asteroide já está viajando e girando no próprio eixo em uma velocidade de 2.511 quilômetros por hora — o equivalente à velocidade dos mísseis balísticos intercontinentais. Essa rocha espacial em particular pertence ao grupo Apollo de asteroides próximos à Terra, que são rochas espaciais que cruzam a Terra com eixos maiores que o da Terra.
Esses asteroides receberam esse nome em homenagem ao enorme asteroide Apollo que o astrônomo alemão Karl Reinmuth descobriu na década de 1930. De acordo com a Nasa essa não é a primeira vez que o Asteroide 2024 BM se aproxima da Terra. Ele já havia passado pela Terra em 5 de dezembro de 1900, a uma distância de aproximadamente 23 milhões de quilômetros.
O asteroide que está se aproximando da Terra têm probabilidade de colisão e não pode ser classificado como um Objeto Potencialmente Perigoso devido ao seu tamanho, de acordo com a NASA.
https://www.correiobraziliense.com.br/webstories/2024/01/6789882-5-passos-para-acessar-o-canal-do-correio-braziliense-no-whatsapp.html
Saiba Mais
-
Ciência e Saúde Planeta jovem próximo do tamanho da Terra é metade lava e metade rocha
-
Ciência e Saúde Relógio do "Juízo Final" é mantido em 90 segundos para meia-noite
-
Ciência e Saúde Você tem compulsão alimentar? Saiba como identificar e tratar o transtorno
-
Ciência e Saúde Depressão em idosos: por que doença ainda é difícil de ser diagnosticada
-
Ciência e Saúde Estrela de nêutrons ou buraco negro? Objeto astronômico desafia limites cósmicos
-
Ciência e Saúde Megadolonte: pesquisa mostra que animal era mais magro do que se pensava
-
Ciência e Saúde Casos graves e morte: Mato Grosso identifica nova subvariante da covid-19