O foguete Vulcan Centaur levantou voo e pode ser a primeira aterrissagem lunar dos Estados Unidos desde 1972. O módulo de aterragem robótico foi lançado pela empresa Boeing e Lockheed Martin.
O módulo de aterragem lunar Peregrine, da empresa de robótica espacial Astrobotic, foi lançado às 2h18 (hora da costa leste dos EUA), desta segunda-feira (8/1), a partir do Cabo Canaveral, na Flórida, no primeiro voo do Vulcan.
- Nasa diz que foguete da Rússia pode ter deixado cratera na Lua
- Com SpaceX, Estados Unidos liderou lançamentos de foguetes em 2023
Se tudo ocorrer como o planejado, a Peregrine será a primeira aterragem suave dos EUA na Lua desde a última aterrissagem da Apollo, em 1972, e a primeira aterragem lunar de uma empresa privada.
O foguete de lançamento está avançando em direção ao espaço, gastando seu combustível enquanto tenta se libertar da gravidade da Terra e enviar o módulo lunar para a Lua. A previsão é de que a sonda chegue à Lua no dia 23 de fevereiro.
A Peregrine, feita pela empresa Astrobotic Technology, foi encomendada pela agência espacial por US$ 108 milhões. A sonda leva 20 cargas, 5 são instrumentos científicos da Nasa. Os outros 15 vêm de diversos clientes.