UNIVERSO

Nasa transmite 1º vídeo do 'espaço profundo' com imagens de um gato; veja

A Nasa escolheu um gato para estrelar o experimento. Chamado Taters, o felino de cor laranja malhado aparece tentando "pegar" um ponto de luz

Um experimento inédito da Nasa transmitiu um vídeo de streaming de alta definição do chamado espaço profundo, a 31 milhões de quilômetros distante do planeta — ou cerca de 80 vezes a distância entre a Terra e a Lua. O teste abre espaço para futuras missões humanas além da órbita terrestre e mostra que é possível ter comunicação a longas distâncias.

A Nasa escolheu um gato para estrelar o experimento. Chamado Taters, o felino de cor laranja malhado aparece tentando “pegar” um ponto de luz (assista abaixo). Ele é um animal de estimação de um funcionário do núcleo que realizou o teste, o Laboratório de Propulsão a Jato da empresa.

O vídeo de 15 segundos de imagens do Taters foi transmitido por um instrumento de última geração chamado transceptor laser de voo, lançado na missão Psyche em 13 de outubro pela Nasa.

Assista ao vídeo:

O sinal do frame levou 101 segundos para chegar à Terra e “viajou” para o planeta assim: o transceptor emitiu sinais infravermelhos que foram captador pelo telescópio Hale, no Observatório Palomar da Caltech, na Califórnia, onde o vídeo foi baixado.

“Cada quadro do vídeo em loop foi então enviado “ao vivo” para o Laboratório de Propulsão a Jato da NASA no sul da Califórnia, onde o vídeo foi reproduzido em tempo real”, explicou a equipe em um comunicado.

Os cientistas veem a missão Psyche como uma forma de abrir caminho para comunicações com taxas de dados mais elevadas, capazes de enviar informações complexas, imagens de alta definição e vídeos em apoio ao que eles chamam de “próximo salto gigante da humanidade”, o de enviar humanos para Marte.

NASA/JPL-Caltech - Membros da Nasa reagem à transmissão do vídeo do gato Taters

“Um dos objetivos é demonstrar a capacidade de transmitir vídeo em banda larga por milhões de quilômetros. Nada no Psyche gera dados de vídeo, então geralmente enviamos pacotes de dados de teste gerados aleatoriamente”, disse Bill Klipstein, gerente de projeto de demonstração tecnológica no JPL.

“Mas para tornar este evento significativo e mais memorável, decidimos trabalhar com designers do JPL para criar um vídeo divertido, que capture a essência da demonstração como parte da missão Psyche”, acrescentou.

Mais Lidas