COP28

Arábia Saudita declara firme repúdio ao fim das energias fósseis na COP28

Cerca de 200 países devem chegar a uma decisão consensual na reunião de Dubai, que é celebrada ao final do ano mais quente da História

Autoridades internacionais fecham compromisso para uso adequado de fontes sustentáveis
       -  (crédito:  AFP)
Autoridades internacionais fecham compromisso para uso adequado de fontes sustentáveis - (crédito: AFP)
postado em 05/12/2023 21:08 / atualizado em 06/12/2023 10:18

O ministro da Energia saudita expressou seu firme repúdio a um acordo que inclua a eliminação progressiva dos combustíveis fósseis na COP28, dando o tom das árduas negociações celebradas na cúpula de Dubai.

Um primeiro rascunho do acordo inclui a possibilidade de uma "redução/eliminação gradual" de petróleo, gás e carvão nas deliberações que deverão terminar em 12 de dezembro.

Mas o ministro saudita, príncipe Abdulaziz bin Salman, meio irmão do líder de fato e príncipe herdeiro Mohamed bin Salman, manifestou à Bloomberg o desacordo da Arábia Saudita, maior exportador mundial de petróleo.

"Absolutamente não", disse na entrevista em Riade. "E lhe asseguro que nem uma única pessoa - estou falando de governos - acredita nisso."

Cerca de 200 países devem chegar a uma decisão consensual na reunião de Dubai, que é celebrada ao final do ano mais quente da História.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, urgiu na semana passada, durante entrevista à AFP, que o mundo pare de consumir por completo os combustíveis fósseis para evitar uma "catástrofe".

O príncipe Abdulaziz afirmou que "gostaria de propor o desafio a todos aqueles que [...] saem publicamente dizendo que temos que [deixar de lado os combustíveis]. Eu lhes dou o nome e número de telefone, liguem para eles e perguntem-lhes como vão fazer isso".

"Se acreditarem que este é um assunto de estatura moral, fantástico, que eles o façam. Vamos ver o que podem fazer", acrescentou.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

-->