China é maior emissor de gases do efeito estufa

Em 2021, a China emitiu 14,3 bilhões de toneladas de CO2 equivalente, medida que considera todos os gases do efeito estufa, segundo o Climate Watch, que cita dados do Instituto de Pesquisa do Impacto Climático de Postdam. Esse número a torna o maior emissor mundial. Ao considerar o acumulado ao longo dos anos, a nação asiática fica em segundo lugar, atrás dos Estados Unidos.

Não há um "cenário possível" para conseguir conter o aquecimento global a 1,5ºC na comparação com a era pré-industrial sem o envolvimento da China, afirma a Agência Internacional de Energia (AIE). 

Informação, publicada pela agência de notícias Agence France Presse (AFP), o carvão gera metade das emissões chinesas de gás carbônico, que produz 60% da sua energia elétrica a partir desse combustível fóssil, segundo a AIE. A indústria é responsável por 36% das emissões de CO2, enquanto os transportes contribuem com 8% e o setor de construção com 5%.

A China aumenta a capacidade instalada de energias renováveis a um ritmo recorde, em particular a solar, mas até o momento apenas compensou a demanda crescente de energia elétrica, sem conseguir substituir as energias que usam combustíveis fósseis.

 

Mais Lidas