Reduzir aerossol ajuda na fotossíntese

postado em 22/11/2023 06:00

A redução da poluição por partículas de aerossol pode melhorar a qualidade do ar e aumentar a quantidade de luz solar acessível às plantas, o que eleva a capacidade dos vegetais de remover dióxido de carbono da atmosfera. A conclusão é de pesquisadores do Instituto de Ciências Carnegie, nos Estados Unidos, e foi publicada na revista Pnas.

As plantas têm uma habilidade especial, chamada fotossíntese, pela qual convertem a energia do sol em energia química. Para conseguir isso, absorvem dióxido de carbono do ar e o fixam em carboidratos e gorduras. O processo é um aliado na luta contra as alterações climáticas causadas pela atividade humana, pois as espécies vegetais retiram parte da poluição de CO2 da atmosfera e a retêm como matéria biológica.

Combustível

"No entanto, isso pode ser diminuído pela má qualidade do ar causada por aerossóis, pequenas partículas que são expelidas na atmosfera quando queimamos combustíveis fósseis ou madeira", explica Lorenzo Rosa, principal autor. "Eles têm efeitos negativos na qualidade do ar, o que impacta a saúde humana. Também podem espalhar ou absorver a luz solar, o que afetaria uma planta de forma semelhante a ficar presa na sombra."

Como uma etapa do processo fotossintético libera fluorescência, ela pode ser vista do espaço e medida por satélites. Com imagens desses equipamentos, os pesquisadores fizeram uma modelagem e observaram a relação entre a poluição por aerossóis e a atividade fotossintética. O trabalho mostrou que o pico da produção de energia pelas plantas ocorre aos fins de semana, com diminuição nos outros dias — exatamente o inverso dos padrões de emissão dos poluentes.

Se a poluição por partículas pudesse ser reduzida ao longo da semana, mantendo sempre os níveis de atividade fotossintética no fim de semana, isso removeria entre 40 e 60 megatons de dióxido de carbono da atmosfera. "O nosso trabalho mostra que melhorar a qualidade do ar também pode ajudar a cumprir as metas climáticas", diz Rosa.

 

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
-->