Em julho, o rover Perseverance chegou ao seu 842º sol em Marte, nome dado aos dias por lá. Naquela ocasião, o robô voltou sua câmera de navegação para o horizonte, tirando uma foto do pôr do Sol e registrando o marco em grande estilo.
Embora Marte seja conhecido como Planeta Vermelho, a foto divulgada recentemente mostra o céu do planeta em tons azulados no entardecer, formando uma cena bem diferente daquela que costumamos ver na Terra.
Confira:
Como Marte está mais longe do Sol do que nosso planeta, a luz solar que incide lá é mais fraca em comparação com a que a Terra recebe. Além disso, a atmosfera marciana é bem mais fina que a terrestre, e é composta principalmente por dióxido de carbono.
Por lá, existem também partículas bem finas de poeira suspensas na atmosfera, que contribuem para a cor azulada no céu. "As cores vêm do fato de que a poeira fina tem o tamanho certo para que a luz azul penetre na atmosfera com um pouco mais de eficiência", explica Mark Lemmon, da Universidade do Texas.
Além da beleza, as fotos do pôr do Sol em Marte são de grande importância para os cientistas. Com imagens do tipo, eles conseguem determinar até onde a poeira marciana chega, e podem também usá-las para procurar a presença de partículas ou de nuvens de gelo.
Saiba Mais
-
Ciência e Saúde Material coletado em asteroide surpreende a Nasa; entenda o porquê
-
Ciência e Saúde Saliva de mosca ajuda a produzir energia sustentável
-
Ciência e Saúde Hemofilia A: paciente na Alemanha é primeiro a ser tratado na Europa
-
Ciência e Saúde Idosa faz tomografia e descobre agulha de 3cm enfiada no cérebro
-
Ciência e Saúde Nasa se alia à grife luxo Prada para desenhar trajes para missão à Lua
-
Ciência e Saúde Buraco na camada de ozônio está três vezes maior que o Brasil