PESQUISA

Entenda o que são os ruídos coloridos e como usá-los 

"Diferentes cores de ruído enfatizam diferentes frequências em detrimento de outras. Elas têm energia em diferentes partes do espectro sonoro", explica Barbara Shinn-Cunningham, pesquisadora sobre o tema

Listas de reprodução de ruídos coloridos estão disponíveis no YouTube ou no Spotify. -  (crédito: Simon Abrams/Unsplash)
Listas de reprodução de ruídos coloridos estão disponíveis no YouTube ou no Spotify. - (crédito: Simon Abrams/Unsplash)
postado em 26/10/2023 22:06 / atualizado em 27/10/2023 00:37

Ruídos podem ser incômodos, nos distrair, atrapalhar o sono, deixar de mau humor e aumentar o estresse. Mas nem todos são problemáticos. Na verdade, diferentes cores de ruído (sim, você leu certo) podem ajudar uma pessoa a se sentir melhor, mais calma ou mais concentrada. O tema é alvo de estudos e utilizado em terapias sonoras, estimulação auditiva e mascaramento auditivo. 

Barbara Shinn-Cunningham, diretora do Instituto de Neurociência da Universidade Carnegie Mellon, pesquisa sobre o tema e explica que diferentes cores de ruído enfatizam diferentes frequências em detrimento de outras. "Todos eles têm uma qualidade que é entediante para o cérebro e torna outros sons menos perceptíveis. O principal efeito é abafar sons inesperados ou perturbadores que poderiam distraí-lo ou comprometer sua atenção."

Confira os ruídos catalogados pela pesquisa a e suas recomendações:

  • Ruído branco

Soa como: A estática da TV e do rádio ou o zumbido de um ventilador.

Use para: Abafar as distrações.

"O ruído branco é especialmente bom para bloquear outros ruídos irregulares e imprevisíveis, como os vizinhos do andar de cima ou telefones tocando nas proximidades", diz Alicia Walf, neurocientista da pesquisa.

Algumas pesquisas descobriram que ouvir ruído branco ajuda as pessoas a dormirem melhor em ambientes urbanos, e um estudo publicado na edição de 2021 da International Archives of Otorhinolaryngology descobriu que o ruído branco pode aliviar o zumbidos no ouvido. 

  • Ruído rosa

Soa como: Chuva leve, folhas farfalhando ou um batimento cardíaco constante.

Use para: Adormecer mais facilmente e dormir mais profundamente.

Próximo do ruído branco, o ruído rosa também contém todas as frequências que os seres humanos podem ouvir, mas tem mais potência nas frequências mais baixas. Além de ajudar com o zumbido, a pesquisa descobriu que a exposição ao ruído rosa constante pode reduzir a complexidade das ondas cerebrais das pessoas e melhorar a estabilidade e a qualidade do sono. Além disso, o ruído rosa pode aumentar a eficiência no trabalho, melhorando a função executiva, o julgamento e a velocidade em testes de desempenho mental.

  • Ruído marrom ou vermelho

Soa como: Chuva constante, trovões distantes ou uma cachoeira.

Use para: Ajudar você a se concentrar.

O ruído marrom, também chamado de ruído vermelho, geralmente é mais baixo em tom e intensidade do que o ruído branco ou rosa. Como tem um som profundo e constante, é útil para mascarar sons indesejados. Um estudo publicado em uma edição de 2017 da Applied Acoustics descobriu que ouvir o ruído marrom reduziu os distúrbios de concentração dos trabalhadores em um escritório de plano aberto. Pesquisas também descobriram que a exposição ao ruído marrom pode melhorar a transição para o sono de algumas pessoas.

  • Ruído verde

Soa como: Águas e ondas

Use para: Ajudar você a relaxar.

Dependendo da fonte de informação, o ruído verde é descrito como sendo semelhante aos ruídos de fundo da natureza, ao som das ondas rítmicas do oceano ou de um riacho murmurante. A Sleep Foundation observa que "o ruído verde também pode ser benéfico para pessoas que têm pensamentos acelerados e ansiedade à noite".

  • Ruído azul ou roxo

Soa como: Uma mangueira de jardim sibilante.

Use para: Não recomendado

O ruído azul ou roxo não é recomendado em casa pois têm uma frequência mais alta do que o ruído branco e pode causar irritabilidade. "Pessoas diferentes reagem de forma diferente a esses sons porque são mais ou menos suscetíveis a distrações e mais ou menos sensíveis a variações sonoras", explica Shinn-Cunningham, uma das pesquisadoras.

É por isso que os especialistas recomendam fazer algumas experiências em casa para ver quais ruídos coloridos o ajudam a se concentrar, relaxar, dormir mais facilmente ou atingir outro objetivo. Listas de reprodução de ruídos coloridos estão disponíveis no YouTube ou no Spotify.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação