O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação transmite o eclipse solar por meio do canal do YouTube do Observatório Nacional, neste sábado (14/10). A ação, que conta com a parceria da NASA e do Time and Date, tem início às 11h30, horário de Brasília.
A transmissão mostrará o eclipse anular começando na costa oeste dos Estados Unidos até a chegada no final da costa leste do Brasil, prevista para ocorrer às 17h30.
A população do Distrito Federal também poderá observar o fenômeno de forma gratuita, na Praça do Cruzeiro. Promovida pelo Clube de Astronomia de Brasília, a ação disponibilizará telescópios com filtros especiais e distribuição de óculos especiais, para que a visão dos observadores não seja prejudicada.
No Ceará, a NASA instalou um equipamento em Juazeiro do Norte para transmitir o eclipse. A cidade é considerada um dos melhores locais para observar o fenômeno, previsto para ter início às 14h30. O auge está previsto para 16h45.
O eclipse será visto de forma total em boa parte do país, com destaque para as regiões Norte e Nordeste. O fenômeno ocorre quando a Lua se alinha entre a Terra e o Sol, e o seu diâmetro aparente está menor do que o Sol.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br