A última Superlua de 2023 vai acontecer nesta sexta-feira (29/9). A data marca o início da Lua cheia de setembro, quando o astro estará mais próximo da Terra que o normal, assim fazendo acontecer o fenômeno conhecido como "Superlua", que é quando a Lua pode ser vista de forma mais brilhante.
Esta é a quarta vez no ano que podemos observar o fenômeno. A primeira foi a Superlua dos Cervos, que aconteceu em julho. Em seguida, tiveram duas no mês de agosto, a Superlua do Esturjão e a Superlua Azul. Agora será a vez da Superlua da Colheita.
- Belíssimo fenômeno! Primeira superlua do ano surge no céu da capital e encanta
- Superlua Azul: saiba qual é o melhor lugar e horário para ver o fenômeno
- Veja fotos da última superlua do ano de diferentes lugares do mundo
A lua vai nascer no leste a partir das 18h37, ficando próxima de Saturno. Assim, o satélite deve permanecer visível até a manhã do sábado (30/9). Para ver a Lua, o observador deve olhar para o leste, lado oposto em que o sol estará se pondo.
O momento exato em que o astro nasce em sua localidade pode ser consultado em aplicativos como Stellarium, Star Walk, Star Chart, Sky Safari ou SkyView. Recomenda-se ver o fenômeno nas primeiras horas, quando o astro está maior e pode apresentar diferentes tonalidades, como amarelada, alaranjada ou até mesmo avermelhada.
Saiba Mais
-
Ciência e Saúde 'Nos venderam uma falsa ilusão': o sofrimento de mulheres com o método contraceptivo Essure anos após a proibição
-
Ciência e Saúde Entenda a "Hipótese do zoo", que explica a falta de contato de ETs com a Terra
-
Ciência e Saúde O que acontece com o corpo humano após mais de um ano no espaço?