ASTRONOMIA

Meteoro e fenômeno luminoso são registrados no céu de Porto Alegre

Na madruga do dia 7 de setembro foram registrados um metóro e sprintes na mesma direção, ofenomeno raro acontece acima das núvens de tempestado

Dois fenômenos diferentes foram registrados quase simultaneamente no céu de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, na madrugada deste 7 de Setembro. As imagens do Observatório Heller & Jung mostram o meteoro Fireball, que ingressou na atmosfera a uma altitude de 110km e se extinguiu sobre a costa sul do estado.

O segundo fenômeno foram os Sprites (Fenômenos Luminosos Transientes), registrados a 35km de altitude, acima das nuvens de tempestade que estavam ocorrendo na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai.

De acordo com o Dr. Carlos Jung, "um meteoro considerado Fireball deve ter uma magnitude (brilho) igual ou superior a -4 e possui um tamanho maior que os normalmente registrados". "Já os Sprites fazem parte dos 'TLE's, que significa Fenômenos Luminosos Transientes. Estes fenômenos ocorrem entre 30 e 40km de altitude acima das nuvens de tempestades."

O registro de um Fireball e de Sprites na mesma noite e direção é considerado raro. "Fazer o registro destes dois fenômenos por uma câmera na mesma direção exige que esteja ocorrendo uma tempestade e que um meteoro de maior tamanho e brilho ingresse na atmosfera também", concluiu Jung.