Dois fenômenos diferentes foram registrados quase simultaneamente no céu de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, na madrugada deste 7 de Setembro. As imagens do Observatório Heller & Jung mostram o meteoro Fireball, que ingressou na atmosfera a uma altitude de 110km e se extinguiu sobre a costa sul do estado.
O segundo fenômeno foram os Sprites (Fenômenos Luminosos Transientes), registrados a 35km de altitude, acima das nuvens de tempestade que estavam ocorrendo na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai.
- James Webb detecta galáxia com comportamento inesperado
- Planetário de Brasília volta a ter projeção do espaço na cúpula
De acordo com o Dr. Carlos Jung, "um meteoro considerado Fireball deve ter uma magnitude (brilho) igual ou superior a -4 e possui um tamanho maior que os normalmente registrados". "Já os Sprites fazem parte dos 'TLE's, que significa Fenômenos Luminosos Transientes. Estes fenômenos ocorrem entre 30 e 40km de altitude acima das nuvens de tempestades."
O registro de um Fireball e de Sprites na mesma noite e direção é considerado raro. "Fazer o registro destes dois fenômenos por uma câmera na mesma direção exige que esteja ocorrendo uma tempestade e que um meteoro de maior tamanho e brilho ingresse na atmosfera também", concluiu Jung.
Saiba Mais
-
Ciência e Saúde Rivotril: os alertas sobre uso contínuo de remédio 'para emergência'
-
Ciência e Saúde HPV: um a cada três homens está infectado pelo vírus no mundo
-
Ciência e Saúde Cientistas criam modelo de embrião humano sem usar esperma ou óvulo
-
Ciência e Saúde Covid longa: condição é ligada a episódio anterior de resfriado comum
-
Ciência e Saúde Covid-19: OMS preocupada com o avanço da doença no Hemisfério Norte
-
Ciência e Saúde Milionário que quer 'voltar a ter 18' faz terapia para rejuvenescer pênis