A Nasa apresenta, a partir das 11h (horário de Brasília) desta quinta-feira (14/9), um relatório independente sobre fenômenos anômalos não identificados (UAPs, na sigla em inglês), que em termos populares se refere aos Objetos Voadores não Identificados (OVNIs). A divulgação ocorre na sede da agência, em Washington, nos Estados Unidos.
Assista ao vivo:
Participarão da transmissão o administrador da NASA, Bill Nelson; a administradora associada, Diretoria de Missões Científicas, Sede da NASA em Washington, Nicola Fox; o vice-administrador associado assistente de pesquisa, Diretoria de Missões Científicas da NASA, Dan Evans e o presidente da Simons Foundation e presidente da equipe de estudo independente de OVNIs da NASA, David Spergel.
- Possíveis óvnis são filmados na Argentina e ufólogos investigam; veja vídeo
- Nasa vai apresentar informe especial sobre extraterrestres em agosto
De acordo com a agência espacial, o objetivo do estudo é "examinar os OVNIs de uma perspectiva científica e criar um roteiro sobre como usar os dados e as ferramentas da ciência para avançar nossa compreensão", encomendado em 2022, é trazer informações sobre quais possíveis dados podem ser coletados no futuro para esclarecer a natureza e a origem dos OVNIs.
Cerca de 30 minutos antes do briefing, a agência publicará o relatório completo da equipe on-line, que visa informar a NASA sobre quais possíveis dados poderiam ser coletados no futuro para esclarecer a natureza e a origem do UAP. A agência frisa que o relatório não é uma revisão ou avaliação de observações anteriores não identificáveis.
- Nasa diz que até 5% dos OVNIs não têm explicação até agora
- Dia Mundial do Ovni: relembre e veja fotos do caso que deu origem à data
Mistérios revelados
A equipe de estudo independente do UAP é um conselho de 16 especialistas da comunidade em diversas áreas sobre assuntos relevantes aos possíveis métodos de estudo de fenômenos anômalos não identificados. A NASA encomendou o estudo para examinar o UAP de uma perspectiva científica e criar um roteiro de como usar os dados e as ferramentas da ciência para avançar em nossa compreensão do UAP. Acesse o relatório no link: https://science.nasa.gov/uap
A pressão sob a agência vem crescendo, após revelações de ex-pilotos durante audiência histórica na Câmara dos Estados Unidos sobre os Fenômenos Anômalos Não Identificados (UAPs). Na época, David Grusch, ex-oficial de inteligência da Força Aérea, acusou o governo de manter segredos sobre o assunto.
Além disso, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos lançou, este mês, um site para divulgar informações públicas sobre OVNIs. A página vai reunir relatórios enviados por “atuais ou ex-funcionários do governo dos EUA, membros do serviço ou contratados com conhecimento direto dos programas ou atividades do governo dos EUA relacionados aos OVNIs desde 1945”.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br