Um ex-funcionário da Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) tem chamado atenção na internet por insistir na teoria de que a Terra é plana. Mike Buckner é um pesquisador independente e segundo posts em seu perfil oficial no X, antigo Twitter, vai começar uma expedição à Antártida neste sábado (9/9). “Estarei viajando para a muralha de gelo”, disse Mike numa publicação no dia 26 de agosto. O pesquisador disse ainda que vai expor o “mito do globo” e que esse será o maior evento de todos os tempos.
Após o anúncio, Buckner começou uma contagem regressiva, sempre compartilhando a informação inicial. O ex-funcionário da Nasa pretende transmitir a jornada, que segundo estudos científicos, tem tudo para ser falha, ao vivo. “Estou embalado, preparado, positivo e nada e ninguém pode me parar agora. A verdade virá à luz”, disse o homem em outra publicação.
O que os estudos dizem?
Desde tempos antigos, já se sabia que a Terra era redonda, embora algumas sociedades tenham resistido a essa ideia. A ciência considera a ideia de que uma esfera matematicamente perfeita dificilmente será encontrada na natureza e em todo o universo. Desta forma, o modelo mais exato para expressar a forma da Terra é o geoide, um formato quase esférico, mas com diversas deformações, diferenças de gravidade em vários de seus pontos e acúmulo de massa de maneira irregular ao longo de seu volume total.
Por meio de provas e estudos, a ciência já comprovou que a Terra é redonda, no entanto, o movimento terra plana tem ganhado há alguns anos, quando o assunto começou a ser discutido em vídeos do Youtube e em grupos de Facebook dos Estados Unidos.
O norte-americano Eric Dubay, autor do livro 200 Provas de que a Terra não é uma Bola Giratória, é um dos principais propagadores do movimento. "O horizonte sempre se afigura perfeitamente plano 360 graus ao redor do observador independentemente da altitude. Todas as filmagens amadoras de balão, foguete, avião e drones mostram um horizonte completamente plano acima de 20 milhas de altitude. Apenas a Nasa e outras agências espaciais governamentais mostram curvatura em suas fotos e vídeos falsos", escreve Dubay.
Os terraplanistas defendem que a Terra seria imóvel e que não giraria em torno de si mesma e em torno do astro-rei e o fenômeno do dia ocorreria porque o Sol se movimenta em círculos sobre a superfície da Terra, iluminando diferentes regiões em sua passagem.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br