A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) aprovou ontem (30), uma versão adaptada da vacina anticovid para combater uma infecção causada por uma subvariante do vírus amplamente disseminada no inverno.
Embora desde o início de maio a Organização Mundial de Saúde (OMS) já não considere a COVID-19 uma emergência de saúde global, o vírus continua circulando em todos os países, e novas cepas continuam surgindo.
A EMA anunciou, em um comunicado, que "recomendou autorizar uma vacina (...) adaptada dirigida à subvariante Omicron XBB.1.5".
O regulador europeu recomendou, em junho, que as vacinas fossem atualizadas para atingir a cepa XBB do vírus, que se tornou dominante na Europa e em outras partes do mundo.
A nova vacina aprovada com tecnologia de RNA mensageiro, chamada Comirnaty Omicron XBB.1.5, tem como objetivo prevenir a COVID-19 em adultos e em crianças a partir dos seis meses de idade.
Leia também:
"Como a Ômicron BB.1.5 está estreitamente ligada a outras variantes atualmente em circulação, a vacina deve ajudar a manter a proteção contra (...) essas outras variantes", afirmou a EMA.
Saiba Mais
-
Ciência e Saúde Campanha alerta para luta de doentes renais crônicos
-
Ciência e Saúde Amamentação: entenda a importância da rede de apoio
-
Ciência e Saúde Ginecomastia: entenda a cirurgia realizada pelo ex-BBB Eliezer
-
Ciência e Saúde Homens casados têm níveis mais baixos de testosterona do que os solteiros
-
Ciência e Saúde Dia do Nutricionista: especialista explica como evitar a obesidade
-
Ciência e Saúde Superlua: como ver fenômeno que só voltará a acontecer em 2037