Sextou. Nesta sexta-feira (4/8) é comemorado o dia internacional da cerveja — celebração que ocorre na primeira sexta de agosto e foi criada nos Estados Unidos, em 2008 —, uma bebida que é muito famosa no Brasil e no mundo. Apesar da popularidade, ainda existem muitos mitos e verdades, principalmente quando o assunto se trata de calorias ou da famosa barriga de chope.
De acordo com o nutricionista Bruno Guimarães, da Premiere Training Gym, não só a cerveja, mas qualquer alimento calórico, de fato, é capaz de engordar uns quilinhos. "O aumento de peso está relacionado com o balanço energético do indivíduo, ou seja, se o consumo dele for maior que o seu próprio gasto, vai engordar", relata.
Além de que, na maioria das vezes, a cerveja é consumida acompanhada de petisco ou um bom churrasco. "Existem alguns tipos de preparações que facilitam esse aumento calórico, e a cerveja está dentro dessas preparações, pois quem faz uso dessa bebida alcoólica acaba se excedendo no volume da mesma, elevando de forma significativa o consumo calórico, sem contar que geralmente a cervejinha está sempre associado ao consumo de outros alimentos muitos calóricos”, relata Bruno.
Beber uma cervejinha é sinônimo de estar reunido com os amigos, mas vale ressaltar a importância de saber controlar a frequência. Com isso, para não pesar na consciência, o nutricionista indica reservar um dia na semana para que a bebida seja ingerida. “Estudos mostram que até duas latas por dia não vai atrapalhar em nada, mas não adianta acumular essas latas e tomar tudo de uma vez só, em um único dia”, diz.
“Eu sempre oriento as pessoas, quando for ingerir qualquer bebida alcoólica, escolher um dia da semana e espaçar o máximo possível, outra orientação é ingerir quando de fato tiver algo social. Fazer ingestão de álcool, sem nenhum motivo, pode transformar em uma hábito difícil de regular no futuro”, conclui.
Agora que você já sabe a importância de controlar o consumo do álcool, quem sabe hoje seja o dia reservado para fazer essa comemoração.