LUA AZUL

Última superlua de 2023 vai ocorrer na quarta-feira

De acordo com a Nasa, o termo "superlua" foi criado em 1979 e é usado para descrever o que os astrônomos chamam de Lua cheia perigeana

Fenômeno da Lua Azul ocorrida em 2020 -  (crédito: Prof. Dr. Jung - Observatório Espacial Heller & Jung)
Fenômeno da Lua Azul ocorrida em 2020 - (crédito: Prof. Dr. Jung - Observatório Espacial Heller & Jung)
Maria Eduarda Maia*
postado em 28/08/2023 18:47 / atualizado em 28/08/2023 18:48

Para praticamente encerrar o mês de agosto, nesta quarta-feira (30/8) ocorrerá a segunda e última superlua do ano. Nesta data, a Lua estará maior e ainda mais brilhante. Esse fenômeno ocorre quando a Lua cheia coincide com o perigeu, momento em que a lua está mais perto da terra. A superlua também chamada de “Lua azul” carrega o nome por ser a segunda lua cheia do mês de agosto — a primeira ocorreu no dia 1.

"A segunda Lua cheia dentro do mesmo mês é o que se refere como a "Lua azul". A Lua em si não muda de cor durante uma Lua Azul, o termo é usado apenas para denotar sua ocorrência rara dentro de um mês", explica o professor Carlos Fernando Jung, do Observatório Espacial Heller & Jung. 

De acordo com a Nasa, a agência espacial americana, o termo "superlua" foi criado em 1979 e é usado para descrever o que os astrônomos chamam de lua cheia perigeana. As superluas são normalmente cerca de 14% maiores em relação à aparência; e 30% mais brilhantes do que as luas cheias.

No dia da superlua, a lua estará a 357.181km da Terra. Destacando que, em média, a distância média é de cerca de 384.400km.

Paulo Brito, professor de física e astronomia na UnB, explica o que é e como ocorre a superlua. “A órbita da Lua ao redor da Terra é uma elipse, então há um momento em que está mais próximo (Perigeu = 363 mil km) e em outro está mais distante (Apogeu = 405 mil km). Este ciclo entre dois perigeus é de 27,5 dias. O ciclo entre duas Luas cheias é de 29,5 dias. Quando coincide o perigeu com a Lua cheia, a Lua estará mais de 12% maior que quando está no apogeu, por isso, o termo superlua”, diz.

O horário da superlua vai de acordo com o fuso horário. No dia 30, o fenômeno está previsto para as 22h35, no horário de Brasília. De acordo com o fuso, o horário vai variando, como por exemplo, -4 será às 21h35; -5 às 20h35 e assim por diante. Já para quem está no fuso de -1 a data já muda para 31 de agosto, ocorrendo às 0h35.

O professor Paulo Brito indica a melhor forma para admirar o fenômeno. “O melhor para ver é no início da noite de quarta, ao leste, a superlua estará ao lado de Saturno. Não estará azul, mas estará como sempre, muito bonita. de fases importantes da vida", relata.

*Estagiária sob supervisão de Roberto Fonseca

 

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores através do e-mail: sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação