A cantora Maiara, da dupla com Maraísa, foi diagnosticada com alopecia — condição que causa queda de cabelo. A irmã de Maiara já tinha recebido o diagnóstico da doença em 2021 e, agora, ela também descobriu ter o mesmo quadro. Pelas redes sociais, a cantora contou que usa alongamento de fios capilares e vitaminas como estratégias. Segundo dados do Ministério da Saúde, a alopecia acomete aproximadamente 2% dos brasileiros.
O que é alopecia?
É uma condição caracterizada pela perda de pelos em áreas arredondadas e ovais do couro cabeludo ou em outras partes do corpo — como nos cílios, sobrancelhas e barba. A enfermidade afeta ambos os sexos, todas as etnias e pode surgir em qualquer idade, embora em 60% dos casos os portadores da enfermidade tenham menos de 20 anos. Popularmente, pode ser chamada de calvície.
- Ex-bbb tem alopecia areata: saiba importância do diagnóstico precoce
- Deborah Secco expõe doença que afeta autoestima e explica tratamento
- Alopecia: entenda a doença estopim da agressão de Will Smith no Oscar
Quais são os tipos mais comuns de alopecia?
As formas mais comuns da doença são a androgenética, cujo sintoma mais comum é o afinamento dos fios, e a areata, que se desenvolve quando as defesas do corpo humano interpretam o cabelo como um "invasor" e começa a atacá-lo.
Quais são as causas?
Fatores genéticos é uma das principais causas da condição, além dos aspectos imunológicos. Os fatores genéticos interagem com fatores ambientais, como o estresse ou a presença de micro-organismos, para disparar uma resposta imunológica que lesa o folículo piloso.Em alguns casos, a alopecia pode estar associada a outras doenças, como tireoidites, diabetes, lúpus, vitiligo, rinites e a outras condições alérgicas.
Existe tratamento para alopecia?
Segundo o Ministério da Saúde, medicamentos podem evitar ou retardar a queda de cabelo, exceto nos casos hereditários. No entanto, há casos em que só o implante de cabelos pode ser uma solução estética para a calvície. "O tratamento para qualquer tipo de calvície deve ser indicado e acompanhado pelo médico dermatologista", pontua a pasta.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.