A extensão de cílios vem fazendo sucesso entre as mulheres, deixando os cílios mais volumosos e os olhares mais marcantes. No entanto, é necessário tomar alguns cuidados durante o procedimento, pois, apesar de parecer inofensivo, a prática feita de maneira errada pode causar problemas de saúde.
De acordo com a especialista em beleza Kelly Vial, a área dos olhos é uma região extremamente sensível e que necessita de cuidados. Ela alerta que o profissional precisa ter conhecimento sobre o procedimento e muito cuidado na hora de aplicar a extensão. A especialista também ressalta que é fundamental ter atenção no momento do isolamento dos cílios inferiores, em que a fita precisa evitar o atrito com o globo ocular.
Kelly acrescenta que, durante todo o procedimento, é importante que o profissional mantenha-se sempre atento. "A melhor maneira é manter o foco no que está fazendo e ter uma boa comunicação com a cliente, já que o desconforto é um claro sinal de que algo de errado pode estar ocorrendo."
Técnica fio a fio
Helen Cristina Valadares, lash designer e microempreendedora, recomenda a técnica fio a fio. Segundo ela, a maneira é a mais segura, pois respeita a saúde ocular e dos fios.
No entanto, as clientes precisam manter uma série de cuidados para evitar problemas futuros, entre eles: lavar todos os dias, evitar higienizar com a água quente, pentear todos os dias, não puxar e não coçar.
"Os oftalmologistas não recomendam coçar os olhos, isso pode causar diversos danos à saúde ocular. Tem vários problemas oculares que podem ser causados por causa dessa coceira excessiva", alerta.
De acordo com a profissional, as extensões colocadas de maneira correta tendem a empurrar os cílios naturais. Dessa maneira, é preciso fazer a manutenção do procedimento respeitando o intervalo correto. "Conforme os cílios vão crescendo, vão ficando desalinhados e desajustados. É normal cair entre cinco a seis cílios naturais por dia, então o normal é a extensão cair junto com os cílios de uma forma natural."
Contraindicações
Apesar da simplicidade do procedimento, existem algumas contraindicações. Helen cita que mulheres grávidas, por exemplo, só devem fazer com autorização médica. Já as pessoas que têm graucoma precisam de cuidados redobrados. Pacientes que estão passando por tratamentos oncológicos devem evitar a extensão, pois os cílios vão cair com mais facilidade. Crianças e adolescentes menores de 16 anos também devem evitar.
As mulheres que usam lentes de contato também precisam ter um cuidado maior. "No momento da aplicação, ela não pode estar utilizando a lente, porque o adesivo que utilizamos soltam gases durante o processo de secagem. Esse gás pode alcançar as lentes de contato e ressecar. A recomendação é que a pessoa traga o óculos", explica.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.