Desinformação, o risco real

postado em 06/08/2023 06:01 / atualizado em 06/08/2023 19:30
Maria Liakata, professora de Processamento Natural da Linguagem na Universidade Mary Queen, em Londres  -  (crédito: Universidade Mary Queen/Divulgação )
Maria Liakata, professora de Processamento Natural da Linguagem na Universidade Mary Queen, em Londres - (crédito: Universidade Mary Queen/Divulgação )

"O risco da IA deve, de fato, ser discutido e mitigado. No entanto, os riscos mais graves e imediatos para a humanidade não são a possibilidade de que a IA possa um dia se voltar contra nós autonomamente, como o robô HAL 9000 fez no filme 2001: Uma Odisseia no Espaço. Os riscos mais graves vêm da miopia humana em termos de usar IA para gerar e espalhar facilmente conteúdo falso altamente plausível, minando o conceito de verdade e tornando difícil saber em quem e no que confiar; a dependência da tecnologia de IA resultando em perda de empregos sem planos cuidadosos de requalificação profissional, com aumento irrevogável das desigualdades sociais e concentração de conhecimento e poder nas mãos de um pequeno número de grandes empresas de tecnologia; a perda de habilidades de pensamento crítico à medida que dependemos cada vez mais da IA para tarefas de raciocínio, levando à estupidez dos humanos. Acho que esses riscos, decorrentes do uso indevido da tecnologia de IA por humanos, devem receber a mais alta prioridade para que possamos colher os benefícios da IA, como novas descobertas científicas e avanços na saúde e na educação, ao mesmo tempo em que mitigamos sérios danos".

Maria Liakata, professora de Processamento Natural da Linguagem na Universidade Mary Queen, em Londres

 

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação