Uma nova imagem captada pelo Telescópio Espacial James Webb (JWST) mostra mais nitidamente a galáxia NGC 3256, resultado de uma colisão entre outras duas galáxias há aproximadamente 500 milhões de anos.
Na imagem, é possível ver a galáxia NGC 3256 em um vermelho-alaranjado. Ela fica a cerca de 120 milhões de anos-luz da Terra, tem o tamanho da Via Láctea e integra o superaglomerado Hydra-Centaurus.
- James Webb detecta, pela 1ª vez, molécula de carbono em nebulosa
- James Webb detecta galáxia com comportamento inesperado
- James Webb descobre as galáxias mais distantes já conhecidas
Os astrônomos estimam que a colisão que resultou na nova galáxia tenha ocorrido há aproximadamente 500 milhões de anos. A NGC 3256 irradia pequenos grãos de poeira, que emitem luz infravermelha, absorvida pela câmera de infravermelho do Jammes Webb.
A Nasa já havia feito um registro menos nítido da galáxia NGC 3256 com o telescópio Hubble. Compare as duas imagens abaixo:
Saiba Mais
- Vitrine Blush: 8 opções para realçar sua pele
- Diversão e Arte Vitória Strada anuncia fim do noivado com Marcella Rica: "Amigas"
- Diversão e Arte Giovanna Antonelli deixa a Globo após 23 anos e assina com concorrência
- Holofote Lula não assinou decreto para colocar fim à propriedade privada
- Diversão e Arte 24° Parada do Orgulho de Brasília ocorre no domingo (9/7); veja programação
- Ensino superior Fundação Estudar faz live sobre o fim das cotas raciais nas universidades americanas
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.