Saúde Mental

Nosofobia pode afetar esfera social, familiar e do trabalho

Transtorno pode afetar a esfera social, familiar e do trabalho, explica psicóloga

Estado de Minas
postado em 04/07/2023 17:29
Nosofobia: pessoas apresentam mudanças importantes de comportamento, decorrente do medo irracional da possibilidade da doença no futuro
 -  (crédito: Reprodução/Enrique/Pixabay)
Nosofobia: pessoas apresentam mudanças importantes de comportamento, decorrente do medo irracional da possibilidade da doença no futuro - (crédito: Reprodução/Enrique/Pixabay)

Você já ouviu falar de alguém que tenha medo de pegar uma doença? Essa fobia é chamada de nosofobia, caracterizada por um transtorno que apresenta ansiedade e angústia e que manifesta sintomas somáticos, como por exemplo, taquicardia, falta de ar e sudorese diante da possibilidade de desenvolver uma doença no futuro.

Segundo Maria Teresa de Almeida Fernandes, psicóloga e coordenadora do curso de psicologia Faculdade Santa Marcelina, na maioria das vezes as pessoas apresentam mudanças importantes de comportamento, decorrente do medo irracional da possibilidade da doença no futuro. Recorrem frequentemente aos serviços de saúde passando por vários especialistas e não se convencem de que os resultados dos exames sejam fidedignos de seu estado de saúde: "Os indivíduos passam a evitar situações e locais que sejam uma ameaça à sua saúde e tal comportamento pode afetar a esfera social, familiar e do trabalho".

Maria Teresa de Almeida Fernandes destaca mais informações sobre a nosofobia e como o transtorno pode afetar a saúde mental.

1 - Quais os comportamentos da pessoa com nosofobia?

Essas pessoas estão frequentemente apreensivas e acometidas de pensamentos catastróficos em relação a saúde futura, sempre aguardando diagnósticos fatais, tentando se prevenir no presente do pior que poderá vir no futuro. As consultas médicas são permeadas de ansiedade e sofrimento psíquico mesmo diante de doenças menos graves, como por exemplo gripes.

2 - Qual é a origem do medo e como identificá-los?

Muitas causas podem corroborar para o diagnóstico da nosofobia, como traumas que se fixaram ao longo da vida e que precisam ser elaborados com a ajuda de profissionais da área de saúde mental.

3 - Quais os tratamentos indicados?

Terapia cognitivo comportamental (TCC), técnicas de relaxamento e meditação e, em casos mais graves, quando há prejuízo das atividades diárias, é indicado a avaliação da psiquiatria para tratamento medicamentoso.

4 - Qual a diferença entre nosofobia e hipocondria?

A nosofobia está relacionada ao medo de desenvolver uma doença no futuro, enquanto na hipocondria, a característica essencial deste transtorno é uma preocupação persistente com a presença eventual de um ou de vários transtornos somáticos graves e progressivos no presente. A atenção do sujeito se concentra em geral em um ou dois órgãos ou sistemas do organismo.

5 - Nosofobia tem cura?

A nosofobia tem tratamento com melhora importante dos sintomas, proporcionando qualidade de vida, diminuindo o sofrimento psíquico e reintegrando às várias esferas da vida.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação