Richard Branson, proprietário da empresa de turismo espacial Virgin Galactic, anunciou nas redes sociais, na última quinta-feira (15/6), por meio de um vídeo, as datas das primeiras viagens comerciais para o espaço. O último teste para realizar o serviço teria sido realizado em maio deste ano.
No final do mês de maio a empresa teria realizado o último voo pré-comercial, depois de encarar atrasos e incidentes. A primeira viagem — Galactic 01 — comercial será lançada para fora da terra entre os dias 27 e 30 de junho e a segunda — Galactic 02 — está prevista para o início do mês de agosto de 2023.
“Estamos lançando a primeira linha espacial comercial para a Terra com dois produtos dinâmicos. Nossa pesquisa científica e missões espaciais privadas de astronautas, este próximo capítulo emocionante para a Virgin Galactic foi impulsionado pela inovação, determinação e compromisso de oferecer uma experiência de cliente incomparável e verdadeiramente transformadora”, disse o CEO da Virgin Galactic, Michael Colglazier por meio de comunicado.
Para a missão inaugural do Galactic 01, três tripulantes da Força Aérea e do Conselho Nacional de Pesquisa, todos da Itália, irão aproveitar a viagem para seguir pesquisas de microgravidade e experimentos a bordo.
A segunda viagem, Galactic 02, com previsão de lançamento para agosto, será para um grupo privado — que não tiveram a identidade revelada.
Os valores dos voos também não foi divulgada.