MARTE

União de imagens do robô Curiosity mostra 'cartão postal' de Marte

O robô Curiosity, em missão desde 2012, tirou fotos de lugares estratégicos mostrando montanhas em Marte. Em laboratório, cientistas montaram uma imagem panorâmica do cenário

Uma imagem panorâmica da vista do Curiosity no alto de uma montanha marciana foi criada por membros da equipe da missão que ficaram impressionados com a paisagem. A Nasa (agência espacial norte-americana) divulgou a foto nesta quinta-feira (15/6). Em Marte desde agosto de 2012, por meio da missão Mars Science Laboratory (MSL), da Nasa, o rover Curiosity tem, desde então, perfurado rochas e coletado amostras de solo com informações importantes sobre o planeta.

Reprodução NASA/JPL-Caltech - marte

Além de amostras, o robô que pesa aproximadamente 900 kg, também está capturando imagens.

Saiba Mais

A vista panorâmica do Marker Band Valley foi criada a partir da união de duas imagens panorâmicas da região, feita no dia 8 de abril de 2023, às 9h20 e 15h40, ambos no horário local de Marte.

Muitos dos cenários mais impressionantes do rover são do instrumento colorido Mastcam — que tem uma resolução muito maior do que as câmeras de navegação. É por isso que a equipe adicionou suas próprias cores a essa última imagem.

ReproduçãoNASA/JPL-Caltech - marte

No centro da imagem está a vista de volta do Monte Sharp, a montanha de 5 quilômetros de altura que a Curiosity vem subindo desde 2014. Colinas arredondadas podem ser vistas ao longe, no centro à direita.

Na direita do panorama, está a escarpada "Montanha Rafael Navarro", nomeada em homenagem a um cientista da equipe do Curiosity que faleceu no início deste ano. Atrás dela está a parte superior do Monte Sharp, bem acima da área que o Curiosity está explorando. O Monte Sharp fica dentro da Cratera Gale, uma bacia de 154 quilômetros de largura formada por um antigo impacto; a borda distante da Cratera Gale tem 2,3 quilômetros de altura e é visível no horizonte a cerca de 30 a 40 quilômetros de distância.

Saiba Mais

Reprodução NASA/JPL-Caltech - marte
ReproduçãoNASA/JPL-Caltech - marte