Durante a participação no programa Mais Você, apresentado por Ana Maria Braga, a cantora Preta Gil contou sobre a luta contra o câncer de intestino, diagnosticado no início do ano de 2023. Preta diz ter percebido que algo estranho no corpo dela, principalmente pelo estado das fezes. Na conversa, além de contar sobre o próprio caso, a cantora fez um alerta sobre a doença para o telespectador.
“Eu estava há uns seis meses com uma prisão de ventre absolutamente exagerada, dez dias sem ir ao banheiro, quando eu fazia as fezes com sangue, com muco, com um formato diferente, é muito importante falar sobre esse assunto e observar as fezes, pois pode dizer muito sobre a nossa saúde e organismo. Eu comecei a ter picos de pressão alta, muita dor de cabeça”, disse.
O Correio conversou com o médico Naás Adonaís Carvalho de Assis, proctologista do Hospital Dia Campo Limpo, gerenciado pelo CEJAM, que explicou mais detalhes sobre o assunto. "A cor e consistência das fezes podem fornecer informações sobre a saúde gastrointestinal. Alterações na cor e consistência das fezes podem indicar problemas de saúde, como sangramento, infecções, inflamações ou obstruções”, diz o doutor.
- Preta Gil revela que foi reanimada em hospital: "Segunda chance".
- Em última sessão de radioterapia, Preta Gil chora de emoção: "Já deu certo".
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o Brasil tem novos 45.630 casos de câncer de intestino por ano, afetando mais as mulheres do que os homens. O doutor explica sobre a prevenção e reafirma a importância em manter um estilo de vida saudável.
“Embora existam casos de câncer de intestino que possam ser hereditários, a maioria dos casos não possui uma predisposição genética específica. No entanto, é importante destacar que a prevenção é fundamental, independentemente da existência de uma predisposição genética. A adoção de um estilo de vida saudável, que inclui uma alimentação balanceada rica em fibras, a prática regular de atividades físicas, a limitação do consumo de álcool e tabaco, e a realização de exames de rastreamento, como a pesquisa de sangue oculto nas fezes e colonoscopia, são medidas importantes para prevenir o câncer de intestino”, explica o proctologista.
Preta Gil descobriu o câncer de intestino durante um exame de colonoscopia, e oproctologista ouvido pelo Correio destaca a importância de fazer o procedimento, que pode detectar o câncer em estado menos avançado."O câncer de intestino pode ser prevenido por meio de várias medidas. Realizar exames de rastreamento, como colonoscopia, sigmoidoscopia flexível e teste de sangue oculto nas fezes, pode ajudar a detectar o câncer de intestino em estágios iniciais ou pré-cancerosos. Manter um estilo de vida saudável, peso saudável e evitar a obesidade. O tabagismo, o consumo excessivo de álcool têm sido associados a um maior risco de câncer de intestino”, explica.
“A incidência de idade para o câncer de intestino varia, mas geralmente ocorre frequentemente em pessoas com mais de 50 anos. No entanto, é importante ressaltar que o câncer colorretal pode afetar indivíduos de todas as faixas etárias, incluindo casos em adultos jovens”, completa Naás Adonaís Carvalho de Assis.
Medidas preventivas contra o câncer no intestino
- Dieta rica em fibras (Legumes, grãos integrais e vegetais);
- Beber bastante água (Importante para manter as fezes hidratadas e facilitar o trânsito intestinal);
- Praticar atividade física (ajudando a estimular o funcionamento do intestino);
- Evitando o uso excessivo de laxantes e cuidar da saúde intestinal, mantendo uma rotina regular de evacuação.