Em iniciativa inédita na história, a Agência Espacial Europeia (ESA) fará uma transmissão ao vivo, às 13h desta sexta-feira (2/6), com imagens de Marte. A live será aberta ao público, que poderá acompanhá-la por meio do canal do YouTube da ESA.
De acordo com o comunicado da agência, o evento vai celebrar os 20 anos do envio da Mars Express, a primeira missão espacial europeia não tripulada para investigar se haveria água no planeta vermelho. A transmissão mostrará novas imagens de Marte, a cada 50 segundos. A câmera responsável por produzi-las será o equipamento de monitoramento visual (Visual Monitoring Camera – VMC), instalado no orbitador da agência.
- Nasa encontra sinais de rios volumosos e agitados em Marte
- Conheça os quatro tripulantes de missão que vai simular a vida em Marte
Essa imagens, segundo a ESA, terão um "delay" de 18 minutos para que apareçam na tela do espectador da live. Isso porque, ainda conforme cálculos da agência, serão 17 minutos para a luz viajar de Marte para a Terra em sua configuração atual e cerca de um minuto para passar pelos fios e servidores no solo.
Essa previsão da chegada das imagens à transmissão ao vivo, no entanto, pode não se concretizar. De acordo com a ESA, o ineditismo da operação faz com que os "tempos exatos de viagem para sinais no solo permanecem um pouco incertos."
Acompanhe a transmissão: