VEJA IMAGENS

Robô da Nasa encontra pedra misteriosa no formato de rosquinha em Marte

A rocha chamou atenção dos cientistas porque sua origem pode não ser de Marte. Acredita-se que ela tenha caído do céu

Correio Braziliense
postado em 29/06/2023 17:19 / atualizado em 29/06/2023 18:47
 (crédito: Reprodução/Twitter @SETIInstitute)
(crédito: Reprodução/Twitter @SETIInstitute)

O Rover Perseverance, da Agência Espacial norte-americana (Nasa), encontrou uma pedra em formato de rosquinha na superfície de Marte. O robô fotografou uma rocha grande, de cor escura, com um buraco no centro, ao lado de pedaços menores de meteorito.

O "donut marciano" foi registrado pelo Rover Perseverance na sexta-feira (23/6) e, de acordo com o Instituto SETI (The SETI Institute, em inglês), a rocha “poderia ser um grande meteorito ao lado de pedaços menores”.

A rosquinha rochosa chamou atenção porque os cientistas acreditam que ela não é originalmente de Marte, mas sim destroços de uma grande rocha espacial que caiu do céu.

Rosto de gato é encontrado em Marte

Esta não é a primeira vez que objetos curiosos são encontrados em Marte. Em outubro de 2022, o Perseverance flagrou uma pedra com aparência de gato. A imagem viralizou nas redes sociais e causou confusão nos internautas sobre ser um animal de verdade ou apenas uma pedra.

Os pesquisadores da Nasa afirmam que uma pedra de Marte parece emitir "vibrações" de "sacudir a bunda do gato antes de atacar". O registro foi feito em 8 de setembro.
Os pesquisadores da Nasa afirmam que uma pedra de Marte parece emitir "vibrações" de "sacudir a bunda do gato antes de atacar". O registro foi feito em 8 de setembro. (foto: NASA/JPL-Caltech/ASU)

A imagem flagrada em Marte foi feita durante uma missão do Perseverance de análise na área onde ficava um antigo rio na superfície do Planeta Vermelho. O robô trará rochas e materiais de volta para a Terra que serão estudadas por especialistas.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação