O Observatório Heller & Jung, no Rio Grande do Sul, registrou, na noite desta quarta-feira (28/6), uma explosão durante a queda do meteoro Fireball da Chuva Delta Aquáridas do Sul, que se formou a partir de fragmentos do cometa 96P/Machholz.
A chuva de meteoros teve início em 12 de junho e ficará ativa até 23 agosto, com pico no dia 23 de julho (uma média de 25 meteoros por hora).
"O meteoro entrou na atmosfera a uma altitude de 103,8 km e explodiu a 59,8 km sobre a região norte da Lagoa dos Patos, no Rio Grande do Sul. Teve uma magnitude de -4,6, sendo considerado um meteoro Fireball," relatou o professor dr. Carlos Jung, do Observatório.
A queda do meteoro durou 1,33 segundos até sua extinção. "Pode ser observada a sua cor verde durante a entrada na atmosfera. É o primeiro registro de um meteoro desta chuva em 2023", acrescenta o professor.
Assista ao momento da explosão:
Saiba Mais
- Cidades DF Pedestre de 27 anos morre após ser atropelado por ônibus na EPTG
- Esportes Liga das Nações: Brasil para no bloqueio canadense e cai no tie-break
- Política Morre o ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli, aos 86 anos
- Cidades DF Projeto de Lei torna comprador responsável por débitos de IPVA e ITBI
- Economia IGP-M, a inflação do aluguel, cai 1,93% e acumula queda de 6,86% em um ano
- Cidades DF CPI aprova requerimento para convidar ex-número 2 do GSI de Augusto Heleno
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.