FRIO

Solstício de Inverno: quarta-feira será a noite mais longa do ano

O inverno se inicia no Hemisfério Sul; Minas terá frio e tempo seco

Mariana de Brito* - Estado de Minas
postado em 20/06/2023 15:36
 (crédito:  Marcelo Camargo/Agência Brasil)
(crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O inverno no Hemisfério Sul do planeta Terra terá seu início nesta quarta-feira (21/6), às 11h57, e se estende até o dia 23 de setembro. O fenômeno do Solstício de Inverno marca o início da estação com a noite mais longa do ano no Brasil.

No Hemisfério Norte do planeta, iniciará o verão, marcado pelo Solstício de verão. O termo "solstício" é originário do latim e significa "sol parado". Esse termo foi cunhado pelos astrônomos antigos que observaram a trajetória do Sol no céu. Eles perceberam que, a cada dia, a posição do Sol ao meio-dia no céu mudava. A posição ia ficando cada vez mais alta no céu até atingir um ponto máximo e, então, o sol parecia "parar".

Em seguida, a localização começava a diminuir e também "parava" antes de começar a subir novamente. Esses momentos de "parada" correspondem aos solstícios de verão e de inverno, respectivamente.

A chegada do inverno no Brasil e nos demais países do Sul do planeta Terra tem impacto na duração dos dias e das noites. Durante essa estação, as noites costumam ficar mais longas em razão da posição da Terra ao redor do sol, enquanto, no norte, com a chegada do verão, acontece o oposto: as noites são menores e os dias maiores.

Durante o outono e a primavera, chamados equinócios, o dia e a noite possuem durações iguais, de 12 horas cada.

A posição da Terra também tem impacto na menor incidência de radiação solar, provocando queda na temperatura do ar e valores médios inferiores a 22ºC na parte leste das regiões Sul e Sudeste do Brasil. A estação também se caracteriza pelas incursões de massas de ar frio vindas do sul do continente.

Inverno em Minas Gerais

Durante esse período, em Minas, as chuvas serão menos frequentes e as temperaturas mais baixas. Nesta terça-feira, a capital mineira já registrou 11ºC e sensação térmica negativa de -4,8ºC.

A umidade do ar também ficará baixa, com mínimas de 25% nos próximos dias, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação