A Agência Espacial Europeia (ESA) fez história, nesta sexta-feira (2/6), ao transmitir ao vivo, pela primeira vez, imagens captadas de Marte, por um observador espacial, em tempo real — ou quase, já que há uma diferença de tempo, o delay, de 18 minutos entre a órbita do planeta e a antena de captação da Terra.
A iniciativa inédita de transmitir imagens marcianas em tempo real ocorreu para celebrar os 20 anos do envio da Mars Express, a primeira missão espacial europeia não tripulada para investigar se haveria água em Marte. A transmissão mostrou novas imagens do planeta, a cada 50 segundos.
Confira as imagens de Marte:
A transmissão ao vivo foi iniciada por volta das 13h (horário de Brasília) pelo canal do Youtube da ESA. Segundo a agência, tiveram um "delay" de 18 minutos para que apareçam na tela do espectador da live. Isso porque, ainda conforme cálculos da agência, serão 17 minutos para a luz viajar de Marte para a Terra em sua configuração atual e cerca de um minuto para passar pelos fios e servidores no solo.
- Live inédita direto de Marte será realizada nesta sexta; acompanhe
- Nasa encontra sinais de rios volumosos e agitados em Marte
Veja a transmissão feita pelo canal da ESA no Youtube:
Saiba Mais
- Ciência e Saúde Pipoca pode auxiliar no emagrecimento e no cuidado com a saúde
- Ciência e Saúde Sexo pode diminuir chance de pegar covid-19, aponta pesquisa observacional
- Ciência e Saúde O exame de sangue em teste no Reino Unido que identifica mais de 50 tipos de câncer
- Ciência e Saúde Cápsula de vídeo poderá substituir endoscópio tradicional, diz estudo
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.