Em iniciativa inédita na história, a Agência Espacial Europeia (ESA) fará uma transmissão ao vivo, às 13h desta sexta-feira (2/6), com imagens de Marte. A live será aberta ao público, que poderá acompanhá-la por meio do canal do YouTube da ESA.
De acordo com o comunicado da agência, o evento vai celebrar os 20 anos do envio da Mars Express, a primeira missão espacial europeia não tripulada para investigar se haveria água no planeta vermelho. A transmissão mostrará novas imagens de Marte, a cada 50 segundos. A câmera responsável por produzi-las será o equipamento de monitoramento visual (Visual Monitoring Camera – VMC), instalado no orbitador da agência.
- Nasa encontra sinais de rios volumosos e agitados em Marte
- Conheça os quatro tripulantes de missão que vai simular a vida em Marte
Essa imagens, segundo a ESA, terão um "delay" de 18 minutos para que apareçam na tela do espectador da live. Isso porque, ainda conforme cálculos da agência, serão 17 minutos para a luz viajar de Marte para a Terra em sua configuração atual e cerca de um minuto para passar pelos fios e servidores no solo.
Essa previsão da chegada das imagens à transmissão ao vivo, no entanto, pode não se concretizar. De acordo com a ESA, o ineditismo da operação faz com que os "tempos exatos de viagem para sinais no solo permanecem um pouco incertos."
Acompanhe a transmissão:
Saiba Mais
- Ciência e Saúde ANS inclui tratamento de câncer de tireoide em planos de saúde
- Ciência e Saúde Pipoca pode auxiliar no emagrecimento e no cuidado com a saúde
- Ciência e Saúde Sexo pode diminuir chance de pegar covid-19, aponta pesquisa observacional
- Ciência e Saúde O exame de sangue em teste no Reino Unido que identifica mais de 50 tipos de câncer
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.