SAÚDE

Xixi em pé ou sentado? Estudo revela posição mais saudável para homens

Urinar sentado pode ser mais benéfico para homens mais velhos, por causa de uma condição chamada Hiperplasia prostática benigna (HPB); entenda

Correio Braziliense
postado em 31/05/2023 14:01
 (crédito: Reprodução/Freepik)
(crédito: Reprodução/Freepik)

Nos países ocidentais, a maioriados homens urinam em pé. No entanto, um estudo do Centro Médico da Universidade de Leiden, na Holanda, mostrou que sentar para fazer xixi é a posição mais saudável, pois contribui para o rápido esvaziamento da bexiga, além de reduzir as chances de infecção no trato urinário.

"Concluímos que a postura sentada é a melhor posição para homens com problemas de micção, por exemplo, devido a uma próstata aumentada para urinar, enquanto nenhuma diferença foi encontrada em homens saudáveis. Isso é clinicamente importante, porque a urina residual pode resultar em complicações como cistite e pedras na bexiga", escreveram os autores da pesquisa.

Urinar sentado pode ser mais benéfico para homens mais velhos, por causa de uma condição chamada Hiperplasia prostática benigna (HPB), que pode gerar dificuldade em urinar e a sensação de que precisam fazer xixi mais vezes e com mais urgência. Isso ocorre por causa do crescimento da glândula da próstata com o envelhecimento.

"Conforme a próstata aumenta, ela gradativamente comprime a uretra e bloqueia o fluxo de urina (obstrução urinária). Quando homens com HPB urinam, é possível que a bexiga não esvazie completamente. Consequentemente, a urina fica estagnada na bexiga, fazendo com que os homens fiquem suscetíveis a desenvolver infecções do trato urinário (ITUs) e cálculos na bexiga. A obstrução prolongada pode enfraquecer a bexiga e acabar causando danos aos rins", informa o Manual MDS de saúde.

De acordo com o levantamento da empresa YouGov, 62% dos homens alemães sentam para urinar, enquanto que apenas 23% dos brasileiros adotam essa posição. O México é o país em que menos homens fazem xixi sentado.

A pesquisa está disponível na íntegra neste link.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação