ALIMENTAÇÃO E SAÚDE

Chás para crianças: benefícios, cuidados e sugestões de sabores

Incluir chás na alimentação infantil pode trazer benefícios à saúde, mas é preciso seguir algumas orientações e evitar a cafeína

Estado de Minas
postado em 29/05/2023 16:10
 (crédito:  Getty Images/iStockphoto)
(crédito: Getty Images/iStockphoto)

O chá é uma bebida repleta de história e tradição, presente em diversas culturas e conhecida por suas qualidades nutritivas, relaxantes e digestivas. Para os pais, oferecer chás para seus filhos pode ser uma forma inovadora de acrescentar elementos naturais à dieta, além de substituir bebidas industrializadas como refrigerantes e sucos de caixinha. No entanto, é comum surgirem questionamentos antes de apresentar a bebida aos pequenos.

É fundamental consultar um pediatra, levar em consideração a idade da criança e monitorar a quantidade de açúcar antes de introduzir o chá na alimentação. O recomendado é evitar chás que contenham cafeína em sua fórmula, pois podem interferir no sono, na hidratação e até na absorção de nutrientes.

Uma boa sugestão é optar por sabores como camomila, hortelã, frutas ou ervas, que são seguros e proporcionam benefícios. A camomila, por exemplo, possui efeito calmante, auxilia no funcionamento do sistema digestivo, alivia cólicas e contribui para um sono tranquilo.

É interessante acostumar a criança a consumir o chá sem adição de açúcar ou adoçantes. Caso seja necessário adoçar, é importante controlar a quantidade de açúcar e evitar adoçantes artificiais. Uma opção é utilizar mel como adoçante natural, preferencialmente armazenado em uma meleira de cristal. Aproveite essas dicas e sugestões de sabores para proporcionar uma experiência ainda mais saborosa e saudável aos pequenos!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação